Dia Internacional da Mulher


Esta semana presto a minha homenagem a todas as mulheres que têm contribuído para a valorização e desenvolvimento da nossa sociedade e assinalo um dia internacional que continua a fazer todo o sentido, por marcar a luta e o caminho pela igualdade de direitos.

A propósito deste tema e para concluir dois anos de trabalho no projeto SPIN Women, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o Sindicato dos Jogadores organizará um webinar no próximo dia 16 para analisar os desafios e as estratégias no caminho para a inclusão de mulheres e promoção da diversidade no Desporto.

Depois da produção do relatório internacional "Equal access and participation of migrant women and girls in sports", dedicado a esta temática, é com orgulho que promovemos um espaço de debate com a participação de Khalida Popal e Cynthia Uwak, duas jogadoras que singraram nesta indústria e cujas fantásticas histórias de vida servem de inspiração para novas gerações de mulheres, desportivas e ativistas.

Neste webinar será lançada, internacionalmente, a última edição da revista W, com a participação especial da nossa internacional Jéssica Silva.

O caminho pela igualdade e aceitação da diversidade são os desígnios para o futuro da humanidade, não tenho dúvidas. Portugal deve contribuir para estes objetivos, combater populismos e segregação, investir no combate à desigualdade e falta de oportunidades.

Sendo o desporto uma arma poderosa nesse combate, deixo o meu agradecimento aos ‘medalhados de ouro’ Auriel Dongmo, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, pelo extraordinário e emocionante exemplo.

Deixo, ainda, um forte abraço de parabéns ao Abel Ferreira pela conquista da Taça do Brasil ao serviço do Palmeiras, uma época absolutamente histórica.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (9 de março de 2021)

Mais Opiniões.