CR7 e CN7


Esta semana não posso deixar de começar pelo record de Cristiano Ronaldo. Além do feito inimaginável que coloca o jogador, mas também o país, numa das mais belas páginas da história do futebol, tenho de destacar a dedicação que o Cristiano continua a demonstrar quase duas décadas e 111 golos depois. Absolutamente fantástica a entrega e o orgulho que transmite a todos os portugueses, em particular os milhares de futebolistas no ativo que se inspiram nos seus feitos para elevar a fasquia e prosseguir os objetivos pessoais. Não sabemos quantos anos ainda restam nesta caminhada incrível. De qualquer forma, estou certo de que na seleção nacional, após o regresso a um clube com tanto significado para o nosso CR7, muitos feitos de históricos ainda vão acontecer.

Outro nome gigante do nosso futebol é o de Cláudia Neto: 135 internacionalizações, muitos golos, assistências e uma liderança ímpar com a braçadeira da nossa seleção. Na atualidade já é incrível compreender o percurso internacional da Cláudia, o lugar no ranking das melhores jogadoras do mundo e o que conquistou desde a formação, numa altura em que o futebol feminino em Portugal praticamente não tinha atenção mediática e investimento. Aquilo que conseguiu em diferentes clubes de topo na europa e a projeção que trouxe ao futebol feminino português, traduziu-se num contributo inestimável para elevar a capacidade competitiva da nossa seleção. O tempo só dará realce à brilhante e inspiradora carreira internacional da Cláudia.

Por fim, quero saudar todos os que se associaram ao jogo solidário pelas crianças e agradecer o convite dirigido ao Sindicato dos Jogadores pela UNICEF e Fundação do Futebol. Uma causa tão importante quanto o futuro que temos a obrigação de garantir às novas gerações.

 

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (07 de setembro de 2021)

Mais Opiniões.