Educação financeira


A gestão do orçamento familiar, os hábitos de poupança, a escolha e investimento em produtos financeiros ou a contratação de seguros são áreas de extrema importância para a população em geral, especialmente relevantes no contexto de uma profissão de desgaste rápido e curta duração.

Para os jogadores, a imprevisibilidade é grande e a linha que separa o sucesso do insucesso bastante ténue. Assisti ao longo dos anos a muitas histórias dramáticas e inesperadas de rutura financeira.

Nesta Semana da Formação Financeira de 2021, destaco a versatilidade do projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, a que nos associámos em 2017, e os conteúdos disponíveis no portal www.todoscontam.pt, uma plataforma com informação prática e simplificada sobre as boas práticas de gestão financeira.

A rentabilização dos recursos financeiros pelos futebolistas e a capacidade de os preparar, mais cedo, para o momento da transição, seja através da formação académica, da educação para a poupança e investimento sustentados ou do empreendedorismo é essencial numa estratégia para adaptar as suas necessidades ao contexto da sociedade atual. Já não existem motivos para se confiar cegamente em amigos ou conhecidos e ignorar esta área fundamental para obter sucesso.

Aproveito, ainda, este espaço para lembrar o falecido João Lucas, que nos deixou há seis anos, um ser humano e profissional exemplar, alguém que tinha uma capacidade única para compreender os jogadores, interagir com eles e passar a mensagem de solidariedade e corporativismo que é tão importante para a vida das organizações. Temos saudades tuas João, serás sempre um dos nossos.  

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (26 de outubro de 2021)

Mais Opiniões.