GOAL4PDM


São cada vez mais as organizações desportivas nacionais apostadas em desenvolver projetos financiados pelo programa Erasmus+ da União Europeia, uma oportunidade única para desenvolver temas relevantes no contexto europeu e beneficiar da partilha de conhecimento, assim como da partilha das melhores práticas internacionais.

O Sindicato dos Jogadores tem tradição nesta área e procura, acima de tudo, uma abordagem multidisciplinar dos projetos que vise, não apenas o impacto para os atletas no contexto da sua atividade, mas para toda a comunidade desportiva.

A figura do Player Development Manager (PDM) continua a ser uma aposta, enquanto atividade profissional de futuro e oportunidade de emprego para atletas retirados, na convicção de que a intervenção do PDM no apoio aos aspetos não estritamente relacionados com a performance é, precisamente, a grande área a desenvolver nos próximos anos.

Com a coordenação da Aristotle University of Thessaloniki, o GOAL4PDM irá desenvolver formação específica e ferramentas para a partilha de experiências entre PDM’s, estudantes, professores, atletas e treinadores, utilizando a ‘gamificação’ já conhecida de anteriores projetos como método de aprendizagem.

Uma aposta na assistência cada vez mais necessária durante a carreira, para garantir uma transição sem sobressaltos. Aproveito a ocasião para dar os parabéns a outro parceiro do Sindicato, a VIDC Fair Play, que comemora os seus 25 anos.

Tem sido um privilégio trabalhar com a equipa liderada por Kurt Wachter, no âmbito da rede SPIN, em projetos ligados à inclusão de refugiados, migrantes e minorias. Aguardamos a aprovação de mais um projeto de intervenção social focado na juventude, convictos de que a sociedade que pretendemos depende dos valores incutidos nesta geração.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (14 de junho de 2022)

Mais Opiniões.