Ultimate Football Draft


Está terminada a 1.ª edição do reconfigurado torneio internacional para jogadores sem clube, que decorreu este fim de semana no Campus do Jogador, em Odivelas. Quatro sindicatos de jogadores envolvidos e mais de oitenta atletas que tiveram a oportunidade de se mostrarem, quer à comunidade presente, quer aos muitos que seguiram os jogos transmitidos.

Parabéns à AFE – sindicato espanhol, pela vitória, mas acima de tudo parabéns a todos os que acreditaram no projeto e o ajudaram a concretizar. Deixo um reconhecimento especial aos meus colegas David Aganzo, presidente da AFE e da FIFPro, Louis Everard, diretor da VVCS (Países Baixos) e Lucien Valloni, presidente da SAFP (Suíça), por atenderem ao nosso convite para compatibilizarem os seus estágios para jogadores sem contrato com toda a logística de um torneio em Portugal. Estou certo de que a iniciativa vai criar raízes na pré-época desportiva e se alargará a mais países.

Uma palavra, ainda, para os jogadores que participam nesta 20.ª edição do Estágio do Jogador, e para a equipa técnica liderada pelo Nandinho. Têm sido incansáveis na dedicação ao projeto, com um profissionalismo exemplar, aderindo não só a esta iniciativa como a todas as que têm sido propostas, desde logo o estudo pioneiro que, em conjunto com a FPF, estamos a levar a cabo para testar os efeitos das altas temperaturas na performance e saúde dos jogadores.

Estou certo de que o empenho demonstrado por todos colherá frutos e surgirá a oportunidade que tanto ambicionam. Termino com um apelo aos dirigentes, treinadores e empresários, para que olhem para este espaço como uma oportunidade de contratar atletas competentes em condições financeiras mais vantajosas e, consequentemente, garantirem emprego a quem mais precisa.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (26 de julho de 2022)

Mais Opiniões.