Estamos contigo, Filipe
Esta semana quero enaltecer o tremendo gesto de solidariedade de todos os intervenientes no jogo Casa Pia-Rio Ave para com o treinador Filipe Martins, imagens nobres que demonstram, além do fair play, o carinho que todos temos por ele. Neste momento difícil da sua vida, além de prestar as minhas sentidas condolências, quero fazer-lhe uma sincera homenagem.
Conheço o Filipe há muitos anos e valorizo imenso a forma de estar que mantém desde os seus tempos de jogador. Trabalhador, humilde e capaz de se adaptar a diferentes contextos, é sem dúvida alguém que merece todo o sucesso que está a ter neste projeto que marca o retorno do Casa Pia à Liga.
O Filipe respeita o jogo e promove um nível de exigência, nessa forma de jogar, que deve orgulhar o futebol português. Este verão tive o privilégio de contar com a sua colaboração enquanto embaixador da 20ª edição do Estágio do Jogador e recordar as experiências de alguém que conhece o terreno, sabe das vicissitudes da profissão de futebolista e mantém uma generosidade enorme ao partilhar as suas experiências com as gerações mais jovens. Bem hajas Filipe, estamos contigo.
Termino com um enorme elogio ao trabalho dos já apurados Benfica e FC Porto na Champions, bem como do Sporting que tem esta terça-feira o duelo decisivo. Podemos ter uma fase de grupos histórica e estamos a demonstrar que, apesar das diferenças orçamentais, a qualidade dos profissionais que representam as equipas portuguesas faz a diferença a nível europeu. Justifica-se, por isso, o apelo à melhor gestão possível dos calendários internos destas equipas, não apenas para preservar a competitividade, mas também proteger a saúde e recuperação dos atletas que atuam nos diversos espaços competitivos.
Artigo de opinião publicado em: jornal Record (1 de novembro de 2022)