Tráfico no futebol: balanço 2015/2023
O Sindicato dos Jogadores concluiu um documento de balanço sobre o fenómeno do tráfico de seres humanos, auxílio à imigração ilegal e burla no futebol, que trataremos de apresentar publicamente. Este é o retrato dos problemas com que nos deparamos no terreno, em particular, desde 2015, face a um crescente número de vítimas recrutadas para entrar em Portugal enquanto plataforma para o mercado europeu.
Um documento em que prestamos homenagem a todos os jogadores que tiveram a coragem de contar a sua história, procurando contribuir para melhorar as respostas ao problema. O "caso B-Sports" retratou uma realidade específica que embora chocante não abrange, como bem sabemos, a totalidade do fenómeno.
Apesar disso, destaco a forma muito positiva como o Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto convocou várias organizações do desporto nacional para um debate sério sobre o tema e enfoque na proteção de crianças e jovens no desporto, que resultou num conjunto de propostas nas quais nos revemos, por serem multidisciplinares, terem uma visão a montante, isto é, nos requisitos de entrada e a jusante, ou seja, nas obrigações a cumprir em território nacional. Destaco o envolvimento das autarquias enquanto agentes de proximidade capazes de agir preventivamente.
Não esqueçamos que as vítimas destes crimes hediondos precisam de ajuda imediata, no regresso a casa em segurança, se assim for possível, e quando não o seja, uma resposta social sustentada, para que se criem oportunidades para um futuro digno. Nem todos poderão fazer do futebol a sua vida, muitos nunca chegaram sequer a ter condições para ser profissionais, tendo sido juntamente com as suas famílias iludidos pelo sonho que os levou a arriscar tudo.
Nunca foi tão importante um trabalho em rede que complemente o apoio que é dado quando a primeira ajuda é prestada, seja pelo Sindicato, pelas equipas multidisciplinares que atuam no apoio às vítimas de tráfico ou por qualquer outra instituição que possa, esteja na linha da frente.
Vale a pena perguntar o que é feito das dezenas de jovens envolvidos no "caso B-Sports", passadas estas semanas desde a ação do sistema judicial? Os media já esqueceram o sucedido, mas nós não deixaremos de lembrar, incomode quem incomodar, que o problema tem raízes bem mais profundas do que o seu impacto público.
Espero que este documento de balanço produzido pelo Sindicato seja mais um contributo para avaliar o que foi alcançado e o que falta fazer em Portugal.
Artigo de opinião publicado em: jornal Record (24 de setembro de 2023)