“O futebol sou eu”


É celebérrima a velha frase de Luís XIV “ L`État c`est moi”. A história demonstrou quão falível e irrealista foi, e é, este caminho. Há , no entanto, quem pretenda fazer renascer estas ideias  arrogando-se o direito absoluto de tudo saber.

O presidente demissionário da União Desportiva de Leiria, Futebol SAD, à boleia do senhor presidente da Liga, regressou às primeiras páginas do futebol nacional e internacional pelas piores razões.

Confrontado, mais uma vez, com o incumprimento salarial, em vez de assumir as suas responsabilidades, quis vitimar-se usando de todos os truques e envolvendo toda a gente, criando um clima de suspeição e intriga inaceitável.

A realidade da União de Leiria SAD é, infelizmente, conhecida de todos. O que agora sucedeu é o epílogo de uma gestão danosa. De costas voltadas para a cidade, perdeu o estádio, perdeu os adeptos, perdeu os treinadores e, finalmente, perdeu os jogadores.  

João Bartolomeu é um homem só. João Bartolomeu é a Leiria SAD e a Leiria SAD é João Bartolomeu.  

Em síntese conclusiva poder-se-á dizer que ao contrário de João Bartolomeu, Leiria e o seu clube/SAD merecem, salvo melhor opinião, integrar o futebol no seu todo.

Salários em atraso

O incumprimento salarial é, infelizmente, um flagelo que atinge recorrentemente o futebol português.

Na verdade, sem esquecer as ocorridas em anos anteriores, a situação vivida pelos jogadores da União Desportiva de Leiria, Futebol SAD - salários em atraso desde Novembro e a consequente rescisão colectiva – afecta irreparavelmente a credibilidade do futebol português no plano nacional e internacional.

Ora, tudo isto não pode deixar ninguém indiferente.

O SJPF tem vindo, ano após ano, a tomar posição inequívoca contra o drama do incumprimento salarial em diversos clubes/SAD’s, alertando para as consequências que, em várias vertentes, daí resultam, nomeadamente para o jogador – no plano pessoal e familiar – para as competições – integridade e verdade desportiva – e para o futebol.

Face ao exposto, impõe-se mobilizar todos os agentes.

Paralelamente, importa alertar as entidades competentes no plano nacional – Comissão Parlamentar da Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Juventude, Conselho Nacional do Desporto, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Profissional - e internacional – FIFA, FIFPro, UEFA, EPFL, ECA – para a necessidade de conjugar esforços nesta matéria.

 

MAIS

FC Porto, Estoril e 1.º Dezembro

Parabéns pela vitória nos respectivos campeonatos.

MAIS

Portugal no Euro 2012

O Campeonato da Europa está à porta. Portugal está com a sua Selecção.

MENOS

João Bartolomeu

Leira merece mais e melhor.

Mais Opiniões.