Televisão e direitos televisivos


Por boas e más razões nunca se falou tanto de televisão em Portugal. A privatização da RTP, a centralização dos direitos desportivos, os  canais dos clubes ou os novos  projectos televisivos no âmbito do desporto alimentam o assunto. O jogo está no início e será renhido. Prognósticos só no fim!

 

Canal A Bola TV

Num período particularmente difícil, A Bola ousou arrancar com o seu projecto televisivo. Cumpre registar a iniciativa e endereçar os maiores sucessos. O projecto é ambicioso e percebe-se que quer fazer a diferença ao nível dos conteúdos desportivos. Todos os dias desfilam no canal A Bola TV quem intervém directa e indirectamente no desporto português. Para os que se queixam de que os canais televisivos só se interessam pelo futebol espero que tenham reencontrado a tranquilidade. Fez-se justiça. A equipa de A Bola TV também promete uma boa época. Liderados por João Bonzinho, estes profissionais têm um capital de experiência acumulado que dá garantias. É verdade que jogar em “pelado” é diferente de jogar em “relvado” mas estes profissionais depressa se habituarão. A todos, em meu nome pessoal e na qualidade de presidente da direcção do Sindicato, deixo votos sinceros de sucesso.

 

Bola ao Centro

Este programa, que vai para o ar às quintas-feiras à noite, pretende, com tempo, abordar os grandes temas do desporto. Conduzido por Vítor Serpa e José Manuel Delgado (dispensam apresentações) tem tudo para ser uma referência no novo canal. O primeiro programa além de juntar o presidente da Federação (Fernando Gomes), da Liga (Mário Figueiredo) e do Sindicato (Joaquim Evangelista), momento raro em televisão, debateu o estado actual do futebol. O tema central, como não podia deixar de ser, foi a situação económica mas os direitos televisivos, atenta a queixa da Liga na Autoridade para a Concorrência, estiveram em destaque. Notória foi a defesa que cada um fez da sua instituição e dos seus pontos de vista mas, apesar das divergências, constata-se que é possível concertar posições. O Bola ao Centro cumpriu o seu dever de informar juntando os protagonistas. Cabe-lhes agora a eles, na defesa do futebol e do desporto português, conciliar posições e mobilizar os agentes desportivos.

 

Direitos Televisivos

Num momento de especial conflitualidade discute-se, ainda,  a centralização dos direitos televisivos e as suas consequências. Há quem augure receitas astronómicas e anuncie, por esta via,  o fim de todos os problemas do futebol. Oxalá. Eu, pessoalmente, independentemente do modelo adoptado e do seu sucesso estou convencido de que só com uma mudança cultural, nomeadamente ao nível da disciplina financeira, será possível resolver a maioria dos problemas com sucesso. Atacar o actual operador numa atitude ad homminem ou dar mais dinheiro a quem é irresponsável, salvo melhor opinião, não são solução.

Mais Opiniões.