Artur Quaresma
Artur Quaresma

O antigo avançado do Belenenses e da Selecção Nacional morreu a 3 de Dezembro. Tinha 93 anos. Destacou-se pela sua habilidade e pelo seu futebol artístico e rendilhado.Artur da silva quaresma, natural do Barreiro, nasceu a 27 de dezembro de 1917. O[...].

Ler mais
Ranque Franque
Ranque Franque

Alfredo Ranque Franque, nasceu em Benguela, Angola, a 1 de Setembro de 1952. Começou a jogar futebol em criança nas ruas perto da sua casa passando pouco tempo depois por alguns clubes pequenos de Angola. Aos 17 anos, e depois de ter sido[...].

Ler mais
Artur Jorge
Artur Jorge

Artur Jorge Braga de Melo Teixeira nasceu a 13 de Fevereiro de 1946, no Porto. Desde tenra idade que mostrou talento para o  desporto. Com apenas 14 anos fundou um clube de futebol, o Centro Académico Futebol Clube. Pouco depois extinguiu o clube[...].

Ler mais
António Simões
António Simões

António Simões Costa nasceu a 14 de Dezembro de 1943, em Corroios – localidade situado no actual concelho do Seixal – e começou a dar os primeiros pontapés  na bola no Almada Atlético Clube. Aos 15 anos –  um ano após a morte do[...].

Ler mais
Chalana
Chalana

Senhor de um pé esquerdo mágico, Fernando Chalana, o Pequeno Genial, encantou as plateias dos estádios nas décadas de 70 e 80. Fernando Albino de Sousa Chalana nasceu a 10 de Fevereiro de 1959, no Barreiro. Desde tenra idade se viu que se estava[...].

Ler mais
Carlos Manuel
Carlos Manuel

Ficará para sempre na memória dos portugueses como "o herói de Estugarda" graças ao fabuloso golo que marcou frente à Alemanha e que qualificou Portugal para o Mundial de 1986, no México. Poderoso e frontal, Carlos Manuel foi um dos melhores médios[...].

Ler mais
Eurico
Eurico

Defesa central de grande categoria, Eurico Gomes conseguiu o feito inédito de sagrar-se campeão nacional por Benfica, Sporting e FC Porto. Eurico Monteiro Gomes nasceu a 29 de Setembro de 1955 em Santa Marta de Penaguião. Ainda muito novo, deixou[...].

Ler mais
Eusébio
Eusébio

Nascido a 25 de Janeiro de 1942, na cidade de Lourenço Marques (actual Maputo), em Moçambique, Eusébio completou há poucos dias 65 anos de idade. Conhecido como o "Pantera Negra" ou o "King", Eusébio da Silva Ferreira é considerado um dos mais[...].

Ler mais
Fernando Gomes
Fernando Gomes

A grande área era o seu território. Matador implacável, Fernando Gomes foi um dos maiores goleadores portugueses do século XX.  Nascido em Campanhã, a 22 de Novembro de 1956, Fernando Gomes chegou ao FC Porto com 15 anos de idade. Nas camadas[...].

Ler mais
Fernando Brassard
Fernando Brassard

Bicampeão mundial de sub-20 (em 1989 e em 1991), Fernando Brassard foi uma das maiores esperanças do futebol português. Porém, em 2001, uma lesão no escafóide obrigou-o a acabar a carreira com apenas 29 anos. Alinhava então no vitória de setúbal.[...].

Ler mais
Humberto Coelho
Humberto Coelho

É considerado um dos maiores capitães da história do Benfica e da Selecção Nacional. No centro da defesa, a voz de comando do "Beckenbauer português" incutia respeito, tanto aos seus companheiros de equipa como aos adversários. Humberto Manuel de[...].

Ler mais
Hilário
Hilário

Hilário Rosário da Conceição nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, a 19 de Março de 1939. Começou a jogar futebol em criança no FC Arsenal, um clube que fundou juntamente com os amigos. O seu talento levou-o a ingressar no Atlético de Lourenço[...].

Ler mais