Quatro mentores selecionados para programa de carreiras duais
Curso pretende qualificar participantes para o aconselhamento e acompanhamento dos atletas.
Quatro mentores em representação de Portugal vão participar no YODA Training Programme Online, um curso-piloto de formação de mentores, realizado no âmbito do projeto YODA Mentors. António Carapinheira, Nuno Dias, Pedro Dias e Rui Vieira foram os profissionais eleitos entre 32 candidatos nacionais que manifestaram interesse em participar no curso-piloto.
A seleção dos mentores resulta de um processo de candidatura, entrevista e decisão do comité de experts, sendo que foram eleitos, além de Portugal, quatro mentores de Espanha, Itália, Grécia, Letónia e Lituânia, perfazendo um grupo de 24 formandos de alto nível académico com experiência como atletas e treinadores ou outras funções no contexto desportivo.
Os mentores vão agora frequentar um curso que pretende qualificar os participantes para o aconselhamento e acompanhamento dos atletas durante a sua carreira desportiva no que à relação entre o alto rendimento e qualificação escolar diz respeito, considerando também as especificidades relacionadas com a inclusão de atletas com deficiência.
O curso é constituído por dez módulos, sendo que destes, oito são teóricos e dois são práticos, com acompanhamento real de atletas. Cada país terá oito desportistas no ativo que participarão no curso de forma a serem seguidos pelos mentores. A formação é realizada em regime e-learning em formato assíncrono, pelo que os formandos podem aceder aos conteúdos a qualquer momento.
Os mentores terão como principais responsabilidades estarem totalmente envolvidos no programa, estando agendadas formações presenciais para abertura e encerramento do curso, em Salónica, Grécia (outubro de 2019) e Burgos, Espanha (dezembro de 2020), respetivamente.
O YODA Mentors, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ para a área do desporto, é um projeto que procura contribuir para o desenvolvimento das carreiras duais no contexto europeu através da formação dos responsáveis pela gestão deste processo ao longo do percurso dos atletas.