Saúde mental do jogador de futebol debatida em conferência online


Webinar integrado no ciclo “Players’ Corner” abordou o tema, em contexto de Covid-19.

O Sindicato dos Jogadores, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Sociedade de Psicologia do Desporto, promoveu esta terça-feira um debate online sobre a saúde mental do jogador e da jogadora de futebol, integrado no ciclo de conferências “Players’ Corner”.

Na abertura do evento estiveram Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, António Rosado, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) e Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os líderes das organizações parceiras do projeto de Saúde Mental destacaram a importância do mesmo e a necessidade de reforçar o apoio psicológico especializado neste momento de crise.

Seguiu-se a apresentação do estudo “Indicadores de saúde mental dos jogadores de futebol em Portugal”, pelo psicólogo clínico Pedro Teques, que destacou os principais resultados, entre acontecimentos significativos de vida e perturbações mais comuns identificadas pelos jogadores, bem como as estratégias encontradas por estes para lidar com esses problemas.

Vários destes indicadores foram comparados com as principais ligas europeias, traçando um quadro preciso da realidade nacional.

Finalmente, no momento de debate: “Saúde mental de jogadores/as em contexto Covid-19”, Pedro Almeida, coordenador do grupo de trabalho de psicologia do desporto da OPP, Pedro Teques (SPPD) e João Oliveira (Sindicato dos Jogadores) discutiram os problemas que afetam jogadores e jogadoras no momento atual e os desafios que enfrentarão no futuro próximo.

Embora tenham sido reconhecidas dificuldades e problemas acrescidos, foram igualmente salientadas as capacidades de adaptação e superação dos jogadores e jogadoras, sendo que essas competências não podem deixar de ser trabalhadas por especialistas de forma preventiva.

O Sindicato garante apoio especializado através de uma bolsa de 402 psicólogos criada em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. O contacto pode ser feito através da linha direta: 213 219 594, e as primeiras quatro sessões estão garantidas pelo Sindicato.

Partilhar