Thiago Santana, Pedro Gonçalves, Feliz e André Vidigal distinguidos


Eleitos os Melhores Jogadores e Melhores Jovens de setembro/outubro da Primeira e Segunda Liga.

À semelhança do que sucedeu em épocas anteriores, o Sindicato dos Jogadores volta a distinguir os melhores futebolistas das ligas profissionais, atribuindo mensalmente os prémios Melhor Jogador e Melhor Jovem da Primeira e Segunda Ligas.

No escalão principal, Thiago Santana (Santa Clara) e Pedro Gonçalves (Sporting) foram eleitos o Melhor Jogador e Melhor Jovem de setembro/outubro, respetivamente.

O avançado brasileiro dos açorianos destacou-se nos dois primeiros meses de competição da Primeira Liga, marcando cinco golos em cinco jornadas. Já o médio leonino apontou três golos em quatro partidas realizadas.

Na Segunda Liga, Feliz (Feirense) e André Vidigal (Estoril) foram os futebolistas distinguidos pelo Sindicato como o Melhor Jogador e Melhor Jovem nos meses de setembro/outubro.

Feliz marcou três golos em sete jogos e André Vidigal anotou um tento e fez uma assistência em sete jornadas.

O Melhor Jogador das ligas profissionais é encontrado através das pontuações dadas pelos três diários desportivos – A Bola, O Jogo e Record – no período correspondente à votação (ponderação final de 60%) e das escolhas de uma Comissão nomeada pelo Sindicato, formada por ex-jogadores do futebol português (ponderação final de 40%).

Já o Melhor Jovem resulta das notas atribuídas pelos três jornais desportivos – A Bola, O Jogo e Record – no período correspondente à votação (ponderação final de 60%), das escolhas da mesma Comissão de ex-jogadores nomeada pelo Sindicato (ponderação final de 20%) e da votação online, realizada em www.sjogadores.pt (ponderação final de 20%).

Para o prémio Melhor Jovem são considerados apenas os jogadores sub-23, de nacionalidade portuguesa.

Excecionalmente e tendo em conta que as competições em Portugal arrancaram em meados de setembro, os dois primeiros meses foram unificados num só. Daqui em diante, o Sindicato irá atribuir estes quatro prémios nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio, individualmente, desde que as competições mantenham a calendarização prevista.

Os prémios relativos aos meses de setembro/outubro serão entregues brevemente pelo Sindicato dos Jogadores aos quatro vencedores, em datas a anunciar.

Resultado das votações dos prémios atribuídos pelo Sindicato dos Jogadores, nos meses de setembro/outubro, tendo em conta os três mais votados:

Melhor Jogador da Primeira Liga
1 Thiago Santana (Santa Clara) – 28,28%
2 Pepe (FC Porto) – 19,40%
3 Darwin Núñez (Benfica) – 10,88%

Melhor Jogador da Segunda Liga
1 Feliz (Feirense) – 28,48%
2 André Vidigal (Estoril) – 19,59%
3 Mika (Académica) – 10,97%

Melhor Jovem da Primeira Liga
1 Pedro Gonçalves (Sporting) – 21,02%
2 Filipe Soares (Moreirense) – 14,01%
3 Nuno Santos (Boavista) – 12,28%

Melhor Jovem da Segunda Liga
1 André Vidigal (Estoril) – 21,58%
2 Rodrigo Martins (Mafra) – 14,95%
3 Francisco Conceição (FC Porto B) – 10,36%

Partilhar