Descobrir em Fafe o caminho para a Luz


Francisco Teixeira marcou o golo que colocou o Belenenses SAD nos quartos de final da Taça.

Francisco Teixeira tem 22 anos e fez a sua estreia a titular pelo Belenenses SAD frente ao Fafe, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Acabou por ser o herói do jogo. Perdiam por 2-0, mas o empate chegou na conversão de uma grande penalidade assinalada num lance entre Francisco e o guarda-redes do Fafe. Já no prolongamento, o jovem extremo carimbou a passagem aos quartos-de-final da Taça, com um golo em cima do minuto 120.

Sempre confiante, Francisco Teixeira foi o Craque da Semana na Taça de Portugal para o Sindicato dos Jogadores e deixou uma garantia: o Belenenses SAD só pensa em ganhar.

Marcaste o golo da reviravolta, que veio a dar a vitória, no último minuto do prolongamento. Consegues imaginar um final de jogo melhor?
Não, claro que não. Soube muito bem fazer aquele golo, mas claro que foi o trabalho da equipa que o fez surgir. Acreditamos até ao final, mesmo a perder 2-0 nunca desistimos. Fomos à procura do empate e da vitória. Tive a sorte, digamos assim, de, aos 120 minutos, estar naquele lugar e conseguir fazer o golo. Foi bom para nós, dá-nos mais confiança.

Tens dois golos marcados, ambos na Taça de Portugal. O próximo será para o campeonato?
Eu gostava. Sinceramente, já ando à espera desse golinho na Liga há algum tempo, mas com calma. Trabalho diariamente para isso e estou sempre à espera desse momento. Sei que tenho tempo e que o vou conseguir.

Só esta temporada já jogaste pelo Belenenses SAD B, pelos sub-23, na Primeira Liga e na Taça de Portugal. Em qual das competições te sentes mais confortável a jogar?
É diferente. Nós lá em baixo… Como é que eu hei de explicar… sentimo-nos, não é mais livres, mas é diferente. Cá em cima sentimos um pouco mais de pressão, de ansiedade, porque são outros palcos. Mas no fundo é tudo o mesmo, a sensação é toda igual. Nós temos de nos divertir dentro de campo e desfrutar, porque isto no futebol passa a correr. É desfrutar do momento.

Esperas conseguir cimentar o teu lugar na equipa principal ainda esta temporada?
Claro que sim, esse é um dos meus objetivos. Trabalho todos os dias para isso e a equipa também me tem ajudado muito na integração. Acho que vou conseguir cimentar o meu lugar no Belenenses SAD. Eu não sou uma pessoa de me ir abaixo, se não marcar ou assim.

Mas este golo dá-te uma confiança extra para atingires os teus objetivos, confirmas?
Este golo claro que é bom, mas tenho de estar sempre focado no meu trabalho, pensar que vou dar o meu melhor e mesmo que falhe e que erre, porque sei que todos erramos e falhamos, tenho de estar pronto para a batalha e para dar 200% ou 300% para ajudar a equipa.

O Belenenses SAD vai defrontar o Benfica na próxima fase da Taça. Quais são os objetivos da equipa para esta competição?
Acho que os objetivos da equipa, quer nesta competição, quer nas outras todas, são sempre ganhar e fazer o melhor possível. Nós pensamos sempre em ganhar. Acho que temos um grupo muito competitivo entre nós e queremos mesmo ganhar todos os jogos. Sabemos que vai ser difícil, que é uma equipa muito difícil de defrontar, mas temos a certeza de que iremos fazer um grande jogo. Entregamo-nos muito ao jogo e isso é muito importante, para além da qualidade. Acho que vão acontecer algumas surpresas, espero que sim. E é isso - temos de ganhar.

Partilhar