Liga portuguesa é a que menos recorre à formação


Estudo do Observatório do Futebol coloca Portugal na cauda da Europa.

Um estudo do Observatório do Futebol (CIES) revela que a Liga Portuguesa é a que menos aposta nos jogadores da formação, entre 27 campeonatos europeus analisados. Somente 4,7% face aos 26,8% da liga eslovena, que lidera a lista.

Foram considerados jogadores da formação os atletas que tenham estado pelo menos três épocas no clube entre os 15 e os 21 anos.

Olhando para as 27 ligas europeias que foram analisadas no estudo, o clube com maior taxa de utilização de jogadores da formação é o MSK Zilina, da Eslováquia, com 15 futebolistas utilizados, o que corresponde a 61,5%.

No que à Liga Portuguesa diz respeito, o campeão nacional Sporting é o clube que mais aposta na formação, com 26,3% (nove jogadores utilizados), seguido pelo FC Porto, com 12,6% (seis jogadores), Belenenses SAD, com 8,6% (três jogadores), Vitória SC, com 7,1% (três jogadores) e Benfica, com 6,8% (seis jogadores). Apesar de ter mais jogadores utilizados, o Benfica surge na quinta posição da tabela porque o tempo de jogo foi reduzido, em comparação com os demais clubes.

Relativamente às cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha), o Celta de Vigo é o clube que mais recorre à prata da casa, com 49%.

O facto de Portugal surgir na cauda da Europa entre os países que recorrem à formação é algo que deve merecer reflexão por parte dos clubes e entidades desportivas.

Partilhar