João Pereira termina carreira de jogador


Lateral direito do Sporting despede-se dos relvados aos 37 anos.

João Pereira, lateral direito de 37 anos do Sporting, colocou um ponto final na carreira de jogador, esta quarta-feira, coroando o percurso como futebolista profissional com a conquista do título de campeão nacional pelo clube de Alvalade.

Contratado em janeiro para reforçar a equipa leonina, o internacional português participou em cinco jogos oficiais pelo Sporting, na temporada 2020/21, regressando a um clube que já tinha representado entre 2010 e 2012 e em 2015/16.

Com mais de 600 jogos realizados, João Pereira estreou-se na Primeira Liga em 2003, pelo Benfica, clube onde se sagrou campeão nacional e conquistou uma Supertaça, em 2005, já depois de ter vencido uma Taça de Portugal pelos encarnados em 2004.

Em 2006, o lateral direito mudou-se para o Gil Vicente e no ano seguinte transferiu-se para o SC Braga, onde viria a conquistar a extinta Taça Intertoto. Após a mudança para Alvalade, em 2010, rumou aos espanhóis do Valência, onde esteve entre 2012 e 2014. Em 2014/15 representou os alemães do Hannover e na época seguinte dá-se o regresso ao Sporting.

Pelos leões, além do título de campeão nacional desta temporada, o internacional português venceu uma Supertaça em 2015. Rumou à Turquia em 2017, onde esteve nos últimos quatro anos, ao serviço do Trabzonspor, tendo conquistado uma Taça da Turquia.

Com a camisola da Seleção Nacional AA, João Pereira cumpriu 40 internacionalizações, tendo estado presente nas fases finais do Euro 2012, no qual Portugal chegou às meias-finais, e do Mundial 2014, onde a equipa das Quinas se ficou pela fase de grupos.

O Sindicato dos Jogadores, através do presidente Joaquim Evangelista, agradece ao seu associado João Pereira, pelo contributo que deu ao futebol português dentro das quatro linhas:

“Caro João,

Em primeiro lugar, quero enviar-te um abraço a título pessoal e em nome de todos os jogadores.

Enquanto jogador de futebol foste um exemplo, na capacidade de liderança, na determinação, na capacidade de diálogo, características que fazem de ti uma figura incontornável e respeitada por todos, dos mais jovens aos mais velhos.

Desejo-te as maiores felicidades para um novo ciclo cheio de desafios.

Terminar a carreira nunca é fácil, implica uma reflexão séria e o envolvimento de familiares e amigos.

Não tenho dúvidas de que serás apoiado e bem-sucedido nesta nova etapa da tua vida e que tens tudo para continuar a dar um inestimável contributo ao futebol e ao desporto.

Continuarás a fazer parte desta nossa equipa, naquilo que precisares conta connosco!”

Partilhar