Sub-21 marcam duelo ibérico nas meias-finais do Europeu


Portugal venceu a Itália por 5-3, após prolongamento, e está entre as quatro melhores seleções da competição.

A Seleção Nacional de Sub-21 garantiu o apuramento para as meias-finais do Europeu da categoria, ao derrotar a Itália por 5-3, após prolongamento, depois de uma igualdade a três golos no final do tempo regulamentar.

Num formato desfasado, devido à pandemia da Covid-19, Portugal deu sequência à participação na fase final, depois de ter cumprido com distinção a fase de grupos, no mês de março, onde somou três vitorias em três jogos, sem qualquer golo sofrido.

Perante a Itália, a vitória da equipa das Quinas começaria a desenhar-se aos seis minutos, num pontapé de bicicleta de Dany Mota, jogador que viria a bisar aos 30’. Antes do intervalo, Pobega reduziu para 2-1 e devolveu alguma esperança aos transalpinos.

Na segunda parte, Portugal repôs a vantagem de dois golos, com Gonçalo Ramos a ampliar para 3-1 aos 58’. Dois minutos volvidos, Scamacca reduziu para os italianos e a igualdade chegaria perto do apito final, ao minuto 88, por intermédio de Cutrone.

A decisão do apuramento para as meias-finais do Europeu de Sub-21 foi adiada para o prolongamento, onde Portugal começou, desde cedo, a beneficiar do facto de jogar com mais uma unidade, fruto da expulsão de Lovato aos dois minutos do tempo extra.

João Filipe (109’) e Francisco Conceição (119’) deram o triunfo desejado a Portugal, que colocou a equipa das Quinas no caminho da Espanha nas meias-finais do Europeu, num encontro que terá lugar na próxima quinta-feira, 3 de junho, às 17 horas de Portugal Continental.

Os espanhóis também necessitaram do prolongamento para seguirem em frente na competição, derrotando a Croácia por 2-1.

Será a segunda vez que Portugal e Espanha se defrontam nas meias-finais de um Europeu de Sub-21. Há 27 anos, em 1994, houve duelo ibérico com a vitória a sorrir à equipa das Quinas, por 2-0, graças aos golos de Rui Costa e João Vieira Pinto. Nesse ano, Portugal viria a ser derrotado na final pela Itália, após prolongamento.

No que a jogos oficiais diz respeito, no escalão de sub-21, há uma igualdade no histórico de confrontos entre Portugal e Espanha, com duas vitórias para cada lado. O jogo de quinta-feira servirá para desempatar estas contas.

Partilhar