Portugal é vice-campeão da Europa de sub-21


Golo de Nmecha deitou por terra o sonho da jovem geração lusa.

Pela terceira vez na história, e depois de 1994 e 2015, Portugal é vice-campeão da Europa de sub-21, depois da derrota sofrida perante a Alemanha, por 1-0, na final realizada na Eslovénia.

O golo de Nmecha, aos 49 minutos, foi suficiente para os alemães vencerem pela terceira vez o Europeu de Sub-21, num jogo em que o guarda-redes português Diogo Costa evitou, em diversas intervenções, o segundo golo dos germânicos.

Nos últimos 15 minutos do encontro, Portugal pressionou a Alemanha, criando perigo junto à baliza dos germânicos, mas a eficácia na finalização não esteve do lado do conjunto luso.

Apesar de não ter vencido o Europeu, Portugal ganhou uma geração de talentos, que assegura o futuro do nosso futebol nos próximos anos. Fábio Vieira é um exemplo disso mesmo, tendo sido eleito o Melhor Jogador do Europeu de Sub-21 pela UEFA.

Devido à pandemia da Covid-19, que obrigou ao adiamento do Euro 2020 em seniores para este ano, a fase final do Europeu de Sub-21 decorreu num formato desfasado, para não coincidirem duas fases finais de seleções AA e sub-21 no mesmo período.

A fase de grupos do Europeu de Sub-21 realizou-se em março, na qual Portugal somou três vitórias em três jogos, não tendo sofrido qualquer golo. Na fase a eliminar, que se cumpriu em sete dias, de 31 de maio a 6 de junho, a equipa das Quinas eliminou a Itália nos quartos de final, após prolongamento (5-3), e venceu a Espanha por 1-0 nas meias-finais.

Partilhar