Conhecido o calendário de 2021/22 das Ligas Profissionais


Na cerimónia realizada quinta-feira, dia 8 de julho, foram definidos os jogos para a nova temporada.

A cerimónia “Kick Off”, que se realizou no Porto, contemplou os sorteios das Primeira e Segunda Ligas, das primeira e segunda fases da Taça da Liga e ainda a atribuição dos prémios do ano.

Depois da apresentação do novo nome da Liga – Liga Portugal Bwin – seguiu-se a atribuição dos prémios aos melhores da época transata. O primeiro premiado da cerimónia foi André Vidigal, eleito melhor jogador jovem da Liga Portugal 2, ao serviço do Estoril. Aliás, o Estoril foi um dos grandes vencedores da noite, no que toca ao segundo escalão, tendo visto o guarda-redes Dani Figueira a arrecadar o prémio de melhor na sua posição e Crespo a levar para casa o título de Melhor Jogador da Liga Portugal 2. Quando ao Prémio Vítor Oliveira, que distingue o melhor treinador, foi entregue a Álvaro Pacheco, depois de guiar o leme da caminhada histórica do Vizela.

No principal escalão, à semelhança do que aconteceu dentro de campo, também houve um claro vencedor: Sporting. Depois de Pote ser considerado o Melhor Jogador Jovem da Primeira Liga, Adán conquistou o troféu de melhor guarda-redes, Coates de Melhor Jogador da época e Rúben Amorim, inevitavelmente, foi eleito como Melhor Treinador da Liga.

Como não poderia deixar de ser, a Liga recordou Neno durante a cerimónia e revelou um novo prémio de fair-play com o nome do antigo guarda-redes. Os primeiros a receberem o Prémio Neno foram o Moreirense e o Sp. Covilhã. A título individual, o prémio fair-play foi atribuído a Ivo, do Vizela, e Luis Díaz, do FC Porto.

Entregues os prémios, seguiram-se os sorteios, começando pela Taça da Liga – Allianz Cup. A competição retoma o seu formato habitual, depois de na temporada passada ter visto os seus moldes serem alterados em função da pandemia de covid-19. O grande destaque da primeira fase do sorteio vai para o dérbi nortenho entre o Varzim e o Rio Ave. Na segunda fase, entram em competição o Santa Clara e o Paços de Ferreira, que se juntam aos vencedores da primeira fase. Como já é habitual, os vencedores desta última fase apuram-se para a fase de grupos onde já estarão Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga.

O sorteio da Segunda Liga determinou que o recém relegado Rio Ave receba a Académica, que nunca poderia jogar em casa na primeira jornada, que o Nacional se desloque ao Seixal para defrontar o Benfica B e que o Farense vá até à casa do Leixões. Já os recém-chegados à competição, Estrela da Amadora e Trofense, vão jogar com o Mafra e FC Porto B, respetivamente. Recorde-se que uma das condicionantes do sorteio da Segunda Liga determinou que o Benfica B e o FC Porto B se encontrassem apenas na última jornada de cada volta.

Para abrir as hostes da Primeira Liga, o Vizela, chegado de fresco à competição, estreia-se em Alvalade, frente ao campeão nacional. Já o Estoril e o Arouca, ambos de regresso ao principal escalão, começam precisamente a defrontarem-se. O primeiro clássico do ano será logo no início da época, na 5.ª jornada, com o Sporting a receber o FC Porto. Já o primeiro “dérbi eterno” de Lisboa acontecerá na 13.ª jornada, na Luz. O Benfica vai ao Dragão, três jornadas depois de receber o Sporting.

A Liga apresentou ainda o plano de vacinação dos jogadores profissionais, afirmando que irá começar pelas equipas presentes em competições europeias – Santa Clara e Paços de Ferreira, que marcam presença na nova Conference League, SC Braga, que se qualificou para a Liga Europa, e Benfica, Sporting e FC Porto, que irão disputar a Liga dos Campeões.

Para felicidade de todos, Pedro Proença anunciou que está previsto o regresso do público aos estádios no arranque da temporada.

Partilhar