Santa Clara já conhece o seu primeiro adversário europeu


O FC Shkupi 1927, da Macedónia, carimbou a passagem à próxima eliminatória da Conference League.

Definiu o sorteio que o Santa Clara se iria estrear na nova competição da UEFA frente ao vencedor do FC Shkupi – FC Llapi. Os macedónios venceram o Llapi por 2-0 em casa e foram empatar a uma bola ao Kosovo. Mas, afinal, o que sabemos sobre o FC Shkupi?

O próximo adversário dos açorianos terminou o campeonato na segunda posição, a melhor classificação desde que regressaram à Primeira Liga da Macedónia em 2014/15. No entanto, não são estreantes em terrenos europeus.

No seu palmarés, o Shkupi tem um tricampeonato, conquistado entre 1998 e 2001. Durante esses anos, puderam tentar a sua sorte nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, onde nunca conseguiram ir além da 2.ª pré-eliminatória. Apuraram-se, ainda, por três vezes para a Liga Europa, sem nunca chegar à fase de grupos, e outras tantas para a antiga Taça UEFA. Para terminar o registo europeu, o clube da Macedónia participou por duas vezes na Taça das Taças.

Em registo europeu, o Shkupi parece partir em vantagem, na 330.ª posição do ranking da UEFA, frente a um Santa Clara, que teve a sua última e única experiência na Europa na Taça Intertoto em 2002/03, sem classificação no ranking.

As estatísticas e história valem o que valem e os açorianos, que fizeram uma excelente temporada em 2020/21, têm agora a oportunidade de estrear e ir mais além na Liga Conferência.

O Santa Clara desloca-se à Macedónia, para o primeiro de dois jogos, já no dia 22 de julho, jogando a segunda mão em casa, uma semana depois.

Partilhar