“São equipas bastante semelhantes e que poderão encaixar bem”


Francisca Cardoso analisa o Twente, adversário do Benfica na Liga dos Campeões feminina.

O Benfica está a dois jogos da fase de grupos da Champions feminina e, apesar de estarem já perto, falta deixarem para trás o conjunto do Twente. As holandesas têm um plantel muito jovem, mas contam também com nomes sonantes como Kika Van Es e Renate Jansen.

Para percebermos melhor o que o Benfica tem pela frente, o Sindicato falou com Francisca Cardoso, que vai para a sua segunda temporada ao serviço do Heerenveen, depois de três anos a vestir a camisola do SC Braga.

“O Benfica pode esperar uma equipa intensa, com vontade de ter bola, que é isso que elas privilegiam”, começa por nos dizer a avançada portuguesa. Ainda assim, considera que o Benfica e o Twente são “equipas bastante semelhantes e que poderão encaixar bem”: são ambas campeãs em título, têm jogadoras jovens, “mas muito talentosas” e as qualidades e capacidades técnicas das equipas são muito parecidas.

Mas então o que fará a diferença? Francisca Cardoso acredita que será o rigor tático em ambos os jogos. Numa eliminatória a duas mãos, irá passar a equipa que cometer menos erros. Mas, como todas as equipas, o Twente também tem os seus pontos fracos e o Benfica poderá vir a aproveitar os “momentos de desconcentração” das holandesas. “Se o Benfica se mantiver consistente e focado, nas duas mãos, poderá beneficiar dessa desconcentração e desorganização.”

A grande diferença entre os campeonatos (holandês e português) pode representar um fator de perigo para a formação encarnada: a intensidade. Diz-nos a jogadora do Heerenveen que “os campeonatos são bastante parecidos. Aqui o fator diferenciador é mesmo a intensidade.”

O Benfica tem agora pela frente dois jogos que irão exigir a atenção máxima das encarnadas, se quiserem continuar a sonhar na Liga dos Campeões. Ditou o sorteio que as águias voem até ao reduto do Twente na primeira mão da eliminatória e que todas as decisões fiquem guardadas para o jogo em casa, no Seixal.  

Os jogos já têm  data marcada, com o Benfica a ir até aos Países Baixos a 31 de agosto e o Twente a vir até terras lusas a 9 de setembro.

Partilhar