“Tivemos um desempenho muito bom”

Érica Ferreira, melhor marcadora de Portugal na Superliga europeia de futebol de praia, e a prestação na prova.
Naquela que foi a primeira Seleção Nacional de futebol de praia feminino baseada nas jogadoras que atuam no recém-criado campeonato nacional, Portugal terminou a Superliga Europeia no quinto lugar, entre oito seleções participantes.
Com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos, a equipa das Quinas ficou no top-5 europeu naquela que foi a primeira prova internacional da seleção comandada pelo ex-internacional luso Alan Cavalcanti.
No jogo de estreia, Portugal foi derrotado pela Inglaterra, que venceu o grupo, por 3-2, seguindo-se novo desaire com a Suíça (3-1). A Seleção Nacional viria a vencer as duas partidas seguintes, diante da República Checa (5-2) e da Ucrânia (2-1).
Érica Ferreira, de 22 anos, foi a melhor marcadora de Portugal na competição com três golos apontados. Em declarações ao site do Sindicato dos Jogadores, a jovem internacional portuguesa fez um balanço positivo da prestação lusa.
“O nosso objetivo era ganhar a competição, como qualquer seleção quer, mas estamos orgulhosas do trabalho que fizemos. Não nos podemos esquecer que foi a nossa primeira participação enquanto Seleção”, lembra a pivô.
A jovem internacional portuguesa destaca o papel do coletivo para o facto de ter sido a melhor marcadora de Portugal na Superliga Europeia: “Os títulos individuais são fruto do meu esforço. É para isso que trabalho todos os dias, mas sem as minhas colegas nunca poderia ter atingido esta marca.”
No futuro, Érica Ferreira espera continuar a defender as cores portuguesas: “Representar a Seleção Nacional é um motivo de orgulho para qualquer atleta. É a valorização do nosso trabalho e dedicação e irei continuar a trabalhar para representar o meu país. Este ainda é um projeto embrionário, que tem pernas para andar, e penso que tivemos um desempenho muito bom para o tempo que estivemos juntas. O nosso principal objetivo é continuar a crescer e o que vier fruto desse trabalho é a melhor recompensa que podemos ter.”
A fase final da Superliga Europeia feminina de futebol de praia realizou-se entre os dias 9 e 12 de setembro na Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, e coroou a seleção da Rússia como vencedora.
Classificação final da Superliga Europeia feminina de futebol de praia:
1 – Rússia
2 – Inglaterra
3 – Espanha
4 – Suíça
5 – Portugal
6 – Ucrânia
7 – Holanda
8 – República Checa