“Portugal joga sempre para ganhar”


Jorge Chula está há duas épocas no Luxemburgo e faz a antevisão do jogo de Portugal.

Portugal entra esta terça-feira, 12 de outubro, em campo no Estádio do Algarve, para defrontar o Luxemburgo, num jogo a contar para a qualificação rumo ao Mundial 2022. O histórico da seleção das Quinas é perfeito: em oito receções ao Luxemburgo soma oito vitórias e nenhum golo concedido. No entanto, desta feita a equipa luxemburguesa tem frente a Portugal a última oportunidade para não ficar de fora da corrida ao Campeonato do Mundo.

Jorge Chula, formado no FC Porto, está na sua segunda época no Jeunesse Canach, do Luxemburgo, e falou com o Sindicato dos Jogadores sobre o antepenúltimo jogo de Portugal nesta qualificação.

Apesar de o histórico ser favorável a Portugal, a situação em que o Luxemburgo se encontra, leva Jorge Chula a acreditar que “será um jogo aberto, bom para os adeptos e para quem estiver a assistir”. Admitindo que “será uma tarefa muito difícil para o Luxemburgo”, o jogador português alerta para a evolução dos luxemburgueses nos últimos anos e que é já “uma seleção que merece algum respeito”.

Se por um lado, o Luxemburgo está obrigado a vencer, Portugal não quer ficar de fora da corrida pelo primeiro lugar do Grupo A, pelo que não tem outra opção que não conquistar os três pontos. Jorge Chula acredita que “Portugal não irá facilitar porque joga sempre para ganhar”, sendo que “o primeiro lugar é o objetivo”.

No jogo com o Qatar, três jogadores fizeram a sua estreia por Portugal pelas mãos de Fernando Santos, que lançou já 56 atletas ao longo de sete anos como selecionador. Rafael Leão, Matheus Nunes e Diogo Costa estrearam-se com a camisola da equipa das Quinas numa vitória por 3-0 frente ao anfitrião do Mundial 2022. Jorge Chula não tem dúvidas de que os três “são jogadores com grande potencial e grande nível técnico”. As estreias de jovens jogadores são sempre vistas com bons olhos, uma vez que “são o futuro da nossa Seleção”.

Depois do confronto com o Luxemburgo, Portugal volta à ação em novembro para mais uma dupla jornada: dia 11 desloca-se à República da Irlanda e dia 14 recebe a Sérvia, a fechar a qualificação para o Mundial do Qatar.

Partilhar