Campus do Sindicato dos Jogadores acolhe refugiadas afegãs
Iniciativa humanitária tem decorrido em Odivelas.
São jovens e futebolistas. Nasceram no Afeganistão e chegaram recentemente a Portugal. Compõem a seleção de juniores do país da Ásia Meridional e estão de regresso aos treinos.
Para lhes dar as boas-vindas esteve a compatriota e capitã da equipa sénior, Farkhunda Muhtaj, e Carla Couto, embaixadora para o futebol feminino do Sindicato dos Jogadores, afinal a entidade que acolheu as atletas afegãs nesta causa humanitária que vai muito para lá do desporto-rei e dos treinos e tem também como objetivo integrar, acolher e promover mulheres em fuga de uma situação sócio-humana catastrófica.
O acolhimento das jovens no espaço multidisciplinar integrado no campus de Odivelas, titulado pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, constitui desta forma um passo decisivo na resposta às necessidades desportivas das jovens atletas como no cumprimento de um relevante papel de responsabilidade social e humanitária.
“Sem vocês nada disto seria possível. Agradeço aos portugueses pelo impacto que este acolhimento terá na vida destas jovens”, exprimiu numa publicação nas redes sociais a capitã do selecionado sénior do Afeganistão. Talvez também a pensar que o campus do Sindicato em Odivelas serve, ainda, como ponto de receção de alimentos para as jovens afegãs.
Para o presidente da estrutura sindical dos jogadores de futebol, “a oportunidade concedida a este grupo de jogadoras afegãs mais não é do que a efetivação e a concretização de um dos mais relevantes desempenhos que cabe – o de contribuir para a aproximação entre povos independentemente da cor da pele ou dos credos políticos, religiosos ou culturais”.
Joaquim Evangelista destaca com orgulho “o exemplo uma vez mais dado pelo Sindicato, prova de que o norteia uma estratégia de solidariedade e interação entre atletas que são, antes de mais, cidadãs do mundo e deste tempo.”
Além da presença nesta ação da responsabilidade do Sindicato dos Jogadores, as atletas tiveram, entretanto, a possibilidade de treinar com a equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal e Farkhunda Muhtaj visitou a equipa de futebol feminino do Sport Lisboa e Benfica.