Benfica sofre primeira derrota na Liga dos Campeões


Lyon, líder do ranking da UEFA, venceu as águias por 5-0.

A visita ao reduto do Lyon prometia ser uma tarefa difícil para o Benfica e acabou por acontecer o expectável: as francesas levaram a melhor e venceram as encarnadas por 5-0. As águias não conseguiram contrariar a superioridade das primeiras classificadas no ranking da UEFA.

Sete vezes campeãs europeias, a equipa do Lyon entrou em campo determinada a mostrar que quer recuperar o que é seu – o troféu “roubado” pelo Barcelona, atual campeão europeu em título. Foram necessários 29 minutos para as francesas inaugurarem o marcador na sequência de um canto e algum infortúnio. Apenas dois minutos depois, o Benfica voltou a sofrer golo e começou a antever-se no que iria resultar o jogo.

Na segunda metade as encarnadas concederam mais três golos, um deles marcado de grande penalidade e houve ainda tempo para o Lyon colocar em campo Ada Hegerberg, Bola de Ouro em 2018 e a melhor marcadora da Champions feminina, com 53 golos em 51 jogos. A avançada, que estava afastada há 20 meses da competição depois de uma fratura da tíbia esquerda que a obrigou a ser operada, entrou aos 79 minutos debaixo de uma ovação dos adeptos presentes.

A verdade é que as “meninas” do Benfica nunca atiraram a toalha ao chão e tão pouco desistiram do jogo, apesar de o mesmo ter corrido sempre apenas num sentido. Aliás, atitude é tudo o que não tem faltado às encarnadas. Afinal, apenas o Lyon – o primeiro classificado do ranking da UEFA, o clube sete vezes campeão da Europa, a equipa que conta com Ada Hegerberg, melhor marcadora de sempre da Champions Feminina – conseguiu impor uma derrota ao Benfica. Antes de entrar em campo frente às francesas, o Benfica contava com três vitórias e dois empates, um deles frente ao gigante Bayern de Munique, tendo ainda 16 golos marcados e apenas um sofrido.

A derrota pesada não afasta ainda o Benfica das contas da Liga dos Campeões. Apesar de ter apenas um ponto e de não ter marcado nesta fase de grupos, segue-se o jogo com as suecas do BK Hacken, o adversário teoricamente mais fácil do grupo, que ainda não pontuou. A primeira posição do Grupo D é, sem grande espanto, do Lyon, invicto e sem golos sofridos, seguido das bávaras do Bayern de Munique, com 4 pontos.

O Benfica recebe, então, no Seixal o BK Hacken no dia 10 de novembro, seguindo-se o jogo na Suécia sete dias depois.

Foto: Damien LG/OL.

Partilhar