FIFPro e Ligas Europeias assinam memorando de entendimento
Presidente do Sindicato dos Jogadores esteve presente no fórum realizado em Bruxelas.
Num momento em que a organização do futebol mundial entra numa fase crítica, a FIFPro (sindicato mundial de jogadores) e a Associação das Ligas Europeias assinaram um memorando de entendimento que traduz uma visão partilhada dos princípios que devem reger a governação desta indústria.
O acordo foi celebrado em Bruxelas, num fórum que contou com a presença de representantes de sindicatos de jogadores de vários países, entre os quais Joaquim Evangelista (presidente do Sindicato dos Jogadores de Portugal), e das ligas europeias.
Os próximos anos terão um grande impacto no futebol, incluindo mudanças iminentes no calendário desportivo a partir de 2024. A FIFPro tem 31 sindicatos de jogadores nacionais europeus filiados, entre os quais Portugal, e as ligas europeias representam 32 campeonatos nacionais, tornando-se duas das partes mais interessadas no desfecho destas reformas, que terão um grande impacto para os seus associados.
O memorando apela a uma representação adequada de ligas e sindicatos de jogadores para negociar coletivamente sobre questões que afetam os seus membros, a nível nacional e global. “A estrutura de governação do futebol europeu deve refletir os direitos dos parceiros sociais da indústria do futebol profissional”, refere o manifesto.
O fórum de Bruxelas contou, ainda, com a presença de deputados do Parlamento Europeu e outras partes interessadas, incluindo grupos de adeptos. Os representantes dos sindicatos e das ligas apresentaram exemplos mutuamente benéficos de cooperação entre jogadores, clubes e ligas, ao nível nacional, por meio de negociação coletiva, e refletiram como isso afeta áreas críticas como a regulamentação financeira, calendário de jogos e proteção contra o abuso sexual.
Um exemplo dessa cooperação é o acordo assinado recentemente entre a FIFPro e as Ligas Europeias para introduzir uma estrutura de acompanhamento das concussões cerebrais em campeonatos domésticos.
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, destaca a importância deste acordo entre a FIFPro e as Ligas Europeias para o futuro do futebol mundial: “O memorando de entendimento entre a FIFPro e as Ligas Europeias representa um sinal positivo de diálogo e cooperação. Num momento em que as organizações que tutelam o futebol mundial discutem reformas estruturais, é muito importante que haja concertação, para que sejam tidos em conta os fatores que contribuem para a sustentabilidade desta indústria e o papel dos principais protagonistas, os jogadores. A FIFPro continuará a exigir o respeito pelos direitos fundamentais dos jogadores, que englobam as condições laborais, a saúde e bem-estar e a salvaguarda dos postos de trabalho nas diferentes ligas e competições.”
Além do presidente do Sindicato dos Jogadores de Portugal, estiveram presentes no fórum representantes da Premier League, La Liga, Eredivisie, LFP e Superliga Dinamarquesa, juntamente com dirigentes sindicais de jogadores da PFA (Inglaterra), AFE (Espanha), VVCS (Países Baixos) e Spillerforeningen (Dinamarca).
O memorando de entendimento entre a FIFPro e as Ligas Europeias pode ser consultado AQUI.