FIFPro publica relatório sobre abuso sexual
Relatório propõe medidas para prevenir e lidar com o abuso no futebol.
Em abril, a FIFPro deu um workshop a mais de 40 Sindicatos sobre como ajudar jogadores de futebol que reportem um caso de abuso sexual. A verdade é que muitas das situações abusivas acontecem por parte de pessoas com poder de lançar ou destruir a carreira de jovens atletas. Além disso, outras tantas vezes as denúncias são tratadas com leviandade, não sendo seguidas da maneira mais correta. As Instituições concordaram que se pode, e deve, fazer mais para ajudar e guiar os jogadores.
No seguimento do workshop e dos incidentes que tem visto a luz do dia por todo o mundo, a FIFPro publicou um relatório com o nome “No More Silence”, com o objetivo de prevenir e saber gerir melhor perante casos de abuso no futebol.
Nesse relatório de dez páginas, a FIFPro enuncia várias recomendações, como, por exemplo, quando algum membro do staff é despedido por conduta abusiva, essa razão ser tornada pública.
A FIFPro compromete-se ainda a trabalhar com os Sindicatos de forma a capacitar os jogadores para saberem lidar e reagir a um ambiente inseguro e abusivo, bem como continuar a orientar os jogadores para que estes saibam como denunciar e onde pedir ajuda.
O relatório No More Silence pode ser visto AQUI.