Comunicado da Comissão de Diálogo Social

A Comissão de Diálogo Social reuniu esta quarta-feira.
A Comissão de Diálogo Social composta pela Liga Portugal, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e o Sindicato de Jogadores (SJ), reuniu esta quinta-feira, 9 de dezembro 2021, para avaliar o impacto atual da Covid-19 nas competições de Futebol Profissional.
Ficou patente nesta reunião da Comissão de Diálogo Social, a preocupação transversal e a vontade de construir em conjunto as soluções necessárias para antever e resolver as situações de excecionalidade que possam surgir.
Neste âmbito, a Liga Portugal já iniciou o processo de alteração regulamentar para que situações como a ocorrida no jogo Belenenses SAD -SL Benfica, do passado dia 27 de novembro, não se voltem a verificar.
Neste sentido, a Liga Portugal irá promover alterações regulamentares com o propósito de impor o adiamento de um jogo sempre que uma das equipas não tenha um número mínimo de 13 jogadores disponíveis (dos quais 1 guarda-redes), ao invés do número mínimo de sete jogadores atualmente em vigor. Esta alteração será sujeita a aprovação em Assembleia Geral extraordinária da Liga Portugal.
Os parceiros entenderam continuar a monitorizar esta situação e a trabalhar de forma a acompanhar e encontrar soluções transversais, que possam responder às preocupações dos vários protagonistas. Num momento de excecionalidade, a força das respostas também deve estar na agregação da vontade dos envolvidos, na procura de soluções em comum.