Três portugueses nomeados para o melhor 11 do mundo


Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Rúben Dias entre os 23 finalistas do World 11.

A FIFPro e a FIFA anunciaram esta terça-feira a lista dos 23 futebolistas que receberam mais votos dos jogadores de todo o mundo, incluindo de Portugal, para o melhor 11 do mundo de 2021 (World 11).

Os jogadores dos 65 países que integram a FIFPro, entre os quais Portugal, escolheram três guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados para o melhor 11 do mundo de 2021, sendo agora conhecidos os 23 nomeados.

Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Rúben Dias são os três jogadores portugueses que fazem parte da lista de 23 finalistas, dos quais sairão os melhores 11 do mundo. Pela primeira vez em 17 anos, a FIFPro reduziu a lista de finalistas de 55 para 23 jogadores, com o objetivo de aproximar o plantel final ao número de futebolistas chamados para uma grande competição de seleções.

Para a lista de 23 nomeados foram selecionados os três guarda-redes, seis defesas, seis médios e seis avançados mais votados, juntando-se os dois futebolistas seguintes com maior número de votos.

O melhor 11 do mundo de 2021 (World 11) será conhecido no dia 17 de janeiro de 2022, na habitual gala “The Best”, da FIFA, que este ano se realizará em formato online, devido à pandemia da Covid-19.

Eis a lista dos 23 jogadores nomeados para o melhor 11 masculino do ano:

Guarda-redes: Alisson (Liverpool), Gigi Donnarumma (Paris Saint-Germain) e Edouard Mendy (Chelsea);
Defesas: David Alaba (Real Madrid), Jordi Alba (Barcelona), Alexander-Arnold (Liverpool), Daniel Alves (Barcelona), Leonardo Bonucci (Juventus) e Rúben Dias (Manchester City);
Médios: Sergio Busquets (Barcelona), Kevin De Bruyne (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Frenkie De Jong (Barcelona), Jorginho (Chelsea) e N’Golo Kanté (Chelsea);
Avançados: Benzema (Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Erling Haaland (Dortmund), Robert Lewandowski (Bayern), Romelu Lukaku (Chelsea), Mbappé (Paris Saint-Germain), Messi (Paris Saint-Germain) e Neymar (Paris Saint-Germain).

 

Nomeadas para o melhor 11 feminino do mundo conhecidas

Tal como no futebol masculino, também no feminino foi anunciada a lista das 23 finalistas para o melhor 11 do ano.

Sem a presença de qualquer jogadora portuguesa, foi adotado o mesmo procedimento utilizado no futebol masculino. Participaram na votação as jogadoras dos 65 países que integram a FIFPro, entre os quais Portugal, que escolheram três guarda-redes, três defesas, três médios e três avançadas para o melhor 11 do mundo de 2021.

Para a lista de 23 nomeadas foram selecionados as três guarda-redes, seis defesas, seis médios e seis avançadas mais votadas, juntando-se as duas futebolistas seguintes com maior número de votos.

O melhor 11 feminino do mundo de 2021 (World 11) será conhecido no dia 17 de janeiro de 2022, na habitual gala “The Best”, da FIFA, que este ano se realizará em formato online, devido à pandemia da Covid-19.

Eis a lista das 23 jogadoras nomeadas para o melhor 11 feminino do ano:

Guarda-redes: Laura Benkarth (Bayern), Ann-Katrin Berger (Chelsea) e Christian Endler (Lyon);
Defesas: Millie Bright (Chelsea), Lucy Bronze (Manchester City), Kadeisha Buchanan (Lyon), Magdalena Eriksson (Chelsea), Irene Paredes (Barcelona) e Wendie Renard (Lyon);
Médios: Estefania Banini (Atlético de Madrid), Barbara Bonansea (Juventus), Aitana Bonmati (Barcelona), Delphine Cascarino (Lyon), Carli Lloyd (NY Gotham FC) e Alexia Putellas (Barcelona);
Avançadas: Pernille Harder (Chelsea), Samantha Kerr (Chelsea), Marta (Orlando Pride), Vivianne Miedema (Arsenal), Alex Morgan (San Diego Wave FC), Gabrielle Onguene (CSKA Moscovo) e Megan Rapinoe (OL Reign).

Partilhar