Evento final do projeto HALT


Encerramento das atividades decorreu em Madrid.

O projeto HALT (Halting Harassment and Abuse in Sports using Learning Technologies), financiado pelo programa Erasmus+ da EU, chega ao fim neste mês de dezembro, após três anos de atividades.

A conferência de encerramento, organizada pela Associação de Futsal Feminino de Espanha (AJFSF), um dos parceiros do HALT, decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro, nas instalações do Consejo Superior de Deportes, em Madrid.

O Sindicato dos Jogadores esteve presente, representado por João Oliveira e Anselmo Cardoso, assim como representantes dos restantes parceiros do projeto: Universidade Europeia de Chipre (UEC), Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), Federação Grega de Ginástica (EGO) e ASVO Salzburg.

O projeto HALT nasceu com o objetivo de sensibilizar e prevenir o assédio e abuso no desporto, através da criação e exploração de um conjunto de metodologias de aprendizagem, entre elas jogos digitais, material de divulgação, media audiovisuais, criação de uma comunidade de prática online, desenvolvidas por académicos (AUTH e UEC) e promovidas por uma rede de organizações desportivas como federações (EGO e EUSA) e associações de atletas (SJPF e AJFSF).

O HALT desenvolveu diversos materiais educativos, que permanecerão ativos, apesar da conclusão deste projeto Erasmus+.

Nesse sentido, o Sindicato dos Jogadores convida todos as organizações desportivas, das diferentes modalidades, em especial as que trabalham com jovens em idade de formação, a experimentar e implementar os materiais desenvolvidos pelo HALT, nomeadamente:

  1. O Jogo HALT Serious Game – uma forma didática de aprendizagem e reflexão sobre esta temática.
  2. Um vídeo promocional, com testemunhos de atletas, que alerta para a temática e pode ser utilizado como material de divulgação.
  3. Uma Plataforma Virtual de Prática (HALT VCOP), que pode ser acedida através do registo (a criação de conta é gratuita). O utilizador registado pode aceder a materiais e trocar experiências com os demais membros da comunidade, aprendendo sobre as melhores práticas desenvolvidas em diferentes países europeus.
  4. A Plataforma de Denúncia online, que garante a partilha de relatos de forma anónima e disponibiliza os contactos para pedir apoio a nível nacional.

O SJPF continuará a acompanhar a temática do assédio e abuso no desporto, dialogando com os parceiros institucionais no sentido de contribuir para a educação e prevenção, mas também para a definição de um protocolo de prevenção e resposta a situações de assédio, capaz de proteger e ir ao encontro das necessidades das vítimas.

Partilhar