Rúben Dias e Cristiano Ronaldo integram World 11


Dois internacionais portugueses na equipa do ano, eleita pelos jogadores de todo o mundo.

Perto de 19 mil jogadores profissionais de todo o mundo, incluindo cerca de 500 futebolistas em Portugal, elegeram o melhor onze do ano e há dois internacionais lusos na equipa ideal de 2021: Rúben Dias e Cristiano Ronaldo.

Se para o defesa central do Manchester City é a estreia entre os melhores dos melhores, o capitão da Seleção Nacional repete a presença pela 15.ª vez, não falhando a aparição na equipa do ano da FIFPro desde 2007.

Em estreia entre os melhores, Rúben Dias reagiu à distinção através de uma publicação nas redes sociais: “Honrado por ser escolhido para o onze mundial. Ser reconhecido pelos próprios colegas de profissão é algo especial e só conseguido com o sucesso coletivo. Seguimos em frente.”

Numa votação promovida pelo sindicato mundial de jogadores – FIFPro – e organizada pelo SJPF em Portugal, o World 11 é o único prémio atribuído exclusivamente pelos futebolistas, à escala global.

Criado em 2005, o World 11 vai na sua 17.ª edição, sendo que no último ano participaram nesta eleição 18.947 jogadores de 69 países, incluindo Portugal.

Cada jogador elegeu três guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados para a melhor equipa do ano, sendo que no final foram selecionados um guarda-redes, três defesas, três médios, três avançados e o 11.º jogador mais votado entre todas as posições.

Os clubes ingleses estão em clara maioria na melhor equipa do ano, com cinco jogadores, seguidos dos emblemas franceses (dois), alemães (dois), espanhóis (um) e italianos (um). Quanto a países, a seleção mais representada no World 11 é a italiana, com três jogadores, seguida da portuguesa (dois), austríaca (um), francesa (um), belga (um), argentina (um), norueguesa (um) e polaca (um).

Eis a melhor equipa do mundo de 2021, para os jogadores:

Guarda-redes: Gigi Donnarumma (Paris Saint-Germain e Itália);
Defesas: Rúben Dias (Manchester City e Portugal), Leonardo Bonucci (Juventus e Itália) e David Alaba (Real Madrid e Áustria);
Médios: Jorginho (Chelsea e Itália), N’Golo Kanté (Chelsea e França) e Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica);
Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United e Portugal), Lionel Messi (Paris Saint-Germain e Argentina), Erling Haaland (Borussia Dortmund e Noruega) e Robert Lewandowski (Bayern Munique e Polónia).

Partilhar