Rota entre Brasil e Portugal domina fluxo de transferências no futebol


Relatório da FIFA revela movimentações de jogadores pelo mundo.

A FIFA divulgou um relatório sobre as transferências de jogadores em todo o mundo, que revelam que a rota Brasil-Portugal foi a mais predominante. O Portimonense foi o segundo clube europeu que mais jogadores negociou, num total de 34.

O Relatório da FIFA das Transferências globais, divulgado a 14 de janeiro, revelou que o maior fluxo transferências do mundo em 2021 foi entre o Brasil e Portugal. Foram realizados 474 negócios, envolvendo futebolistas profissionais, entre os dois países.

Portugal aparece ainda como o segundo país que mais contrata, com um total de 745 jogadores contratados, sendo apenas ultrapassado pelo Brasil (784). Já nas vendas, aparece em terceiro lugar, com 707 transferências, uma vez mais atrás do Brasil (820) e de Inglaterra (885).

O Portimonense aparece no top-3 de clubes europeus que mais transferências realizaram (34), sendo apenas superado pelo milionário Manchester City (41). Na quinta posição, surge o Benfica, com 32 negócios realizados em 2021.

Também no futebol feminino se verifica o fluxo de transferências na rota Brasil-Portugal. As transferências de jogadoras do Brasil para terras lusas dominam a escala mundial, com um total de 19 negócios realizados.

No setor feminino, o Sporting é o 10.º clube, internacionalmente, que mais jogadoras exportou, com oito transferências realizadas.

Partilhar