Morreu Rolando


Antigo capitão do FC Porto foi um dos sócios-fundadores do Sindicato dos Jogadores, em 1972.

O futebol português ficou mais pobre na noite deste domingo com o desaparecimento de José Rolando, ex-jogador e antigo capitão do FC Porto, que faleceu aos 77 anos.

Rolando ficará para sempre na história do Sindicato dos Jogadores, tendo feito parte da primeira Comissão Diretiva, em fevereiro de 1972, que fundou a associação de classe dos futebolistas. Sócio número 6 do Sindicato, Rolando constituiu o Sindicato dos Jogadores juntamente com Artur Jorge, Eusébio, António Simões, Pedro Gomes, João Barnabé, Manuel Rodrigues, José Carlos Silva, José Fagundes, Fernando Peres e Ernesto Sousa.

Referência do FC Porto, o antigo defesa central representou os dragões durante 14 temporadas, entre 1961 e 1975. Conquistou uma Taça de Portugal e foi um dos jogadores utilizados na primeira vitória europeia do FC Porto, frente ao Lyon (3-0), em 1964.

Além do FC Porto, Rolando vestiu as camisolas do Paços de Ferreira, Penafiel, Freamunde e Avanca e representou a Seleção Nacional AA em oito ocasiões.

À família enlutada e a todos os clubes que representou, o Sindicato dos Jogadores, através do presidente Joaquim Evangelista, endereça as mais sentidas condolências e manifesta profundo pesar pelo desaparecimento de um dos sócios-fundadores do Sindicato:

“Pessoalmente e enquanto presidente da direção do Sindicato dos Jogadores, quero endereçar as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Rolando, ex-jogador e antigo capitão do Futebol Clube do Porto, que ficará para sempre na história desta instituição.

Rolando foi um dos homens que ajudou a materializar a organização coletiva dos futebolistas em Portugal, integrando a primeira Comissão Diretiva do Sindicato dos Jogadores, em fevereiro de 1972.

Lamentamos a perda de um dos nossos fundadores, deixando uma palavra de conforto e a justa homenagem ao seu percurso e legado, neste momento de profunda consternação.”

Partilhar