Três em cada quatro jogadores rejeitam Mundial de dois em dois anos

Estudo da FIFPro teve em conta a opinião de mais de mil futebolistas de 70 nacionalidades.
Um estudo de opinião levado a cabo pela FIFPro, que teve em conta as respostas de mais de mil jogadores de cerca de 70 nacionalidades, revela que 75% dos inquiridos preferem o atual modelo de Campeonatos do Mundo de quatro em quatro anos.
A proposta da FIFA de alterar a periodicidade dos Mundiais de futebol para um intervalo de dois anos é amplamente rejeitada pela grande maioria dos principais protagonistas do futebol, os jogadores.
Segmentando as respostas por continentes, conclui-se que na Europa e na Ásia 77% dos jogadores mostraram-se favoráveis ao atual modelo competitivo, com o Mundial a realizar-se de quatro em quatro anos. No continente americano, 63% dos inquiridos também prefere um Mundial a cada quatro anos e apenas em África a maioria dos jogadores opta por uma competição de dois em dois anos (51%).
As ligas domésticas e os Mundiais de futebol, de quatro em quatro anos, são as competições preferidas da maioria dos jogadores inquiridos (81%).
Outro dado relevante do estudo da FIFPro é o facto de apenas 21% dos jogadores acreditarem que as suas opiniões são respeitadas, assim como o seu bem-estar físico é tomado em consideração, por parte dos dirigentes desportivos e das diversas instituições do futebol.