Brasil-Portugal é a maior rota migratória do futebol


Maioria dos jogadores portugueses ruma a Inglaterra.

Quase um quinto dos jogadores brasileiros que atuam fora do país estão em Portugal. Esta é uma das conclusões do estudo do Observatório do Futebol (CIES), que analisou 183 ligas.

No início deste mês, eram 1219 os jogadores brasileiros a atuar fora do país, 19% dos quais em Portugal. Em sentido contrário, os jogadores portugueses que alinham fora do nosso país estão, na sua maioria, em Inglaterra.

O futebol português é o oitavo maior exportador da Europa e o 13.º a nível mundial, concentrando 300 jogadores em 50 países, sendo que 10,3% desses futebolistas estão em Inglaterra.

No fundo, são 231 jogadores brasileiros a atuar nas três principais ligas portuguesas e 30 futebolistas lusos em terras de Sua Majestade.  

O estudo de CIES compara estes números com os registados em maio de 2017, verificando-se um crescimento de 28% no número de futebolistas portugueses no estrangeiro, com mais 65 jogadores.

Quase 14 mil jogadores formados localmente, em todo o mundo, estão a jogar fora do país de origem, nas 183 ligas de todo o mundo analisadas pelo CIES, o que representa um aumento de 1946 jogadores, comparando com os dados de 2017.

Partilhar