Portugal continua na luta pelo apuramento


Derrota por 3-2 diante dos Países Baixos não abala as aspirações da equipa das Quinas.

Ao segundo jogo no Europeu 2022 de futebol feminino, Portugal sofreu a primeira derrota na competição, perdendo por 3-2 com as campeãs em título dos Países Baixos.

Apesar do resultado, as jogadoras portuguesas foram de uma entrega total e o empate não escandalizaria ninguém, caso se tivesse verificado.  

Tal como no primeiro jogo com a Suíça, Portugal voltou a anular uma desvantagem de dois golos, o que aconteceu apenas pela segunda vez em todas as edições do Europeu. Aos 16 minutos, a equipa das Quinas perdia por 2-0, depois de Damaris Egurrola (7’) e Stefanie van der Gragt (16’) terem marcado para as holandesas.

Antes do intervalo, Carole Costa reduziu de grande penalidade, aos 38’, e no arranque da segunda parte Diana Silva igualou o marcador (47’). Danielle van de Donk estabeleceu o resultado final aos 62 minutos, dando a vitória à seleção dos Países Baixos, com um remate indefensável para a guarda-redes Inês Pereira.

Este jogo fica marcado por um feito histórico. A internacional portuguesa Ana Borges atingiu as 146 internacionalizações pela seleção A de Portugal, tornando-se na futebolista com mais jogos pela equipa das Quinas.

No próximo domingo, Portugal discute com a Suécia, segunda classificada no ranking da FIFA, o apuramento para os quartos de final do Europeu 2022. Para não ter de fazer contas, a equipa das Quinas terá de vencer e esperar que os Países Baixos não percam com a Suíça.

Classificação do grupo C do Europeu 2022 de futebol feminino, no final da segunda jornada:

1 Países Baixos – 4 pontos
2 Suécia – 4 pontos
3 Portugal – 1 ponto
4 Suíça – 1 ponto

Partilhar