Campus do Jogador volta a abrir portas aos refugiados
Projeto SPIN Refugees organiza sessão de treino e inclusão.
Como parceiro de longa data do projeto Erasmus+ SPIN, o Sindicato dos Jogadores voltou a proporcionar a refugiados em Portugal uma experiência de integração através do desporto, numa sessão de treino orientada por Anselmo Cardoso e Carla Couto.
Depois de ter participado no evento Train-the-Trainer, na Áustria, Anselmo pôs os seus conhecimentos em prática e trabalhou com um grupo de jovens refugiados, apoiados pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR), bem como várias crianças residentes no Bairro Padre Cruz, apoiadas pela Associação Nacional de Futebol de Rua, parceiro formal do Sindicato no projeto Bola P’ra Frente.
Entre jogos de equipa onde se trabalhou a confiança, interação e aptidões físicas, foram desenvolvidas técnicas para fomentar a confiança no outro e quebrar barreiras linguísticas e culturais, com muita diversão e amizade à mistura.
No final da sessão, o grupo de jovens teve a oportunidade de conhecer os jogadores profissionais presentes no Estágio do Jogador, o treinador Nandinho e a sua equipa técnica.
Esta sessão está integrada no projeto SPIN Refugees, financiado pela União Europeia, sob o lema “Sport Welcomes Refugees”.
Recorde-se que a rede SPIN tem trabalhado este tema ao longo dos últimos anos, tendo elaborado um guia de boas práticas de integração de refugiados por clubes e entidades desportivas.
Mais informações sobre os projetos da rede SPIN em: SPIN | Sport Inclusion Network