CA partilha medidas para aumentar tempo útil

Reflexão sobre instruções para a nova época com o Sindicato dos Jogadores, APAF e ANTF.
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reuniu com os líderes das associações de classe dos jogadores, árbitros e treinadores, no sentido de os envolver na vontade de melhorar o jogo e o espetáculo.
Promover mais tempo útil de jogo é uma das prioridades, tendo o presidente do CA, Fontelas Gomes, detalhado algumas das orientações dadas aos árbitros. Neste sentido, o aumento do tempo extra por substituição de 30 para 45 segundos, a punição mais célere do guarda-redes por perda de tempo, o combate às simulações e a obrigação dos jogadores substituídos saírem pela linha mais próxima são algumas das medidas recomendadas pelo CA.
O presidente Fontelas Gomes partilhou outras orientações relativamente às entradas duras e ao comportamento nos bancos.
O CA entende que estas preocupações não dizem apenas respeito a alguns, mas sim a todos os agentes desportivos, algo que mereceu a aprovação de Joaquim Evangelista (Sindicato dos Jogadores), Luciano Gonçalves (APAF) e José Pereira (ANTF).
Todos estes intervenientes concordam que é tarefa de cada uma das respetivas classes que representam contribuir para a melhoria do futebol profissional, mostrando-se disponíveis para se envolverem neste desiderato.
Foi, igualmente, manifestada por parte do CA, a vontade de manter este diálogo ao longo da época.
As novas orientações para a época 2022/23 têm sido também partilhadas com os clubes.