Evento em Dublin discutiu a inclusão de refugiados através do futebol


Sindicato dos Jogadores esteve representado no workshop que se realizou na Irlanda.

Durante dois dias, as entidades que integram o projeto europeu SPIN Refugees debateram a inclusão de refugiados através do futebol, num evento que se realizou em Dublin, na Irlanda.

O Sindicato dos Jogadores, um dos oito parceiros deste projeto, esteve representado por João Oliveira, que participou como orador numa das várias mesas-redondas que se realizaram.

Este workshop foi organizado pela Federação Irlandesa de Futebol (FAI) e reuniu especialistas em responsabilidade social, representantes de associações, clubes e sindicatos de jogadores, bem como organizações não governamentais e investigadores.

Entre os oradores, e além de João Oliveira em representação do Sindicato dos Jogadores, estiveram nomes como Khalida Popal (ex-capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão), Marcello Corrado (da Unidade de Desporto da Comissão Europeia) e Nick Sore (coordenador sénior de desporto para refugiados na UNHCR).

Esteve evento revestiu-se de especial importância sobretudo após a invasão russa, num momento em que a Europa enfrenta uma crise de refugiados sem precedentes. De acordo com a UNHCR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), mais de 7,1 milhões de refugiados da Ucrânia chegaram a toda a Europa, desde 24 de fevereiro (data do início da invasão russa).

Mais uma vez, o desporto pode ter um impacto positivo na vida dos refugiados e é a isso a que se propõe o projeto europeu SPIN Refugees, do qual faz parte o Sindicato dos Jogadores.

Partilhar