“Mais um passo dado na valorização do futebol feminino”


Primeira edição do Union Women’s Cup U-17, iniciativa do Sindicato dos Jogadores, decorreu este fim de semana.

 

“Mais um passo dado na valorização do futebol feminino”. Foi assim que diretora do departamento de Futebol Feminino do Sindicato dos Jogadores, Carla Couto descreveu o evento decorrido nos passados dias 23 e 24 de setembro, no Campus do Jogador, em Odivelas.

Num torneio que juntou seis equipas, foi um fim de semana de emoções e promoção não só do futebol feminino, como da prática de atividade desportiva. Sporting, Academia de Oeiras, Damaiense, Estoril, Futebol Benfica e Torreense concentraram-se, com as suas equipas jovens, durante dois dias no espaço do Sindicato dos Jogadores, onde não faltou apoio.

O Union Women’s Cup U-17 dividiu-se em duas fases. No sábado, dia 23, jogou-se a fase de grupos, com seis jogos ao longo do dia. As “meninas” do Sporting conquistaram o primeiro lugar do grupo A, com um empate e uma vitória, frente ao Damaiense (0-0) e ao Estoril (2-0). Já no grupo B, foi a turma do Futebol Benfica que levou a melhor, tendo vencido os dois jogos por 1-0, primeiro frente à Academia de Futebol Feminino de Oeiras e, mais tarde, frente ao Torreense.

O dia de domingo, 24 se setembro, começou com o vencedor do grupo A, Sporting, a defrontar o segundo classificado do grupo B, Torreense. As ribatejanas não conseguiram contrariar o poderio das leoas, e acabaram por cair para o jogo do 3.º e 4.º lugar. Já o Futebol Benfica, manteve-se fiel desde o início da competição e voltou a vencer por 1-0, desta vez ao Damaiense, que tinha já o Torreense à sua espera.

A final estava então decidida, com o Sporting a defrontar o Fofó. Com todas as atenções centradas no jogo e muito apoio fora das quatro linhas, as equipas acabaram por se anular, o que obrigou o jogo a ir até às grandes penalidades. Aí, o Futebol Benfica levou a melhor. Com as leoas a falharem duas grandes penalidades, as miúdas do Fofó acabaram o dia a festejar.

No entanto, e se bem que todas jogaram para ganhar, o mais importante não foi o levantar do troféu. À conversa com as capitãs de cada equipa o sentimento era unanime: o desejo de, no próximo ano, voltarem ao Campus do Jogador. Além disso, foi destacada a qualidade das equipas participantes. Soraia, capitão do Damaiense, considera que defrontar estas equipas neste torneio lhes deu “preparação para os jogos do campeonato”. “Vamos ter um campeonato muito difícil e assim já temos uma ideia do que vamos defrontar”. Já Inês, do Torreense, destacou a importância de este torneio decorrer nesta fase da pré-época “porque são quatro jogos e é muito positivo, especialmente com jogos frente a Sporting e Fofó…”.

Nocas, capitã do Sporting, tem a certeza de que “este tipo de torneios são muito importantes para o futebol feminino e para aumentar a competitividade entre as equipas”. Já a Mariana, capitã da equipa vencedora, Futebol Benfica, diz que “depois deste torneio” vão entrar ainda “mais fortes no campeonato”.

Carla Couto, diretora do departamento de futebol feminino do Sindicato, e Micaela Matos, delegada do futebol feminino do Sindicato, ressalvaram a importância desta iniciativa no final do dia de domingo. Carla Couto, que esteve sempre junto das jogadoras ao longo dos dois dias, afirma que “todo o feedback foi muito positivo e isso deixa-nos muito felizes”. “O mais importante é dar continuidade ao trabalho que temos feito, continuar a promover o futebol feminino e, acima de tudo, a atividade física dos mais jovens”, concluiu. Já Micas, aproveitou para assinalar a Semana Europeia do Desporto, dizendo que “é bom ver que as equipas estão disponíveis para participar nestes torneios, que não só são bons para equipa, para a pré-época, como para dar o exemplo a outros jovens, especialmente nesta que é a semana Europeia do Desporto”.

A festa fez-se, ao longo de dois dias, com seis equipas e muita dedicação das jogadoras que, cada vez mais, sentem necessidade de se mostrar e mostrar ao mundo que talento é o que não falta no mundo das mulheres.

Partilhar