“Podemos vencer e apurarmo-nos para o Mundial”

Ana Bral antevê o jogo da Seleção Nacional feminina frente à Islândia.
Depois de vencer a Bélgica, contrariando as estatísticas, Portugal tem agora pela frente a Islândia e uma missão igualmente difícil. Uma vez mais, a equipa das Quinas tem de provar que as estatísticas não passam disso mesmo.
Ana Bral, jogadora portuguesa que atua na Islândia há duas temporadas, defende precisamente isso e diz que não nos podemos basear no histórico de confrontos, visto que “hoje é um jogo diferente, com jogadoras diferentes e Portugal tem vindo a crescer bastante”.
Em jeito de antevisão, a portuguesa falou ao nosso site sobre o que esperar da seleção islandesa e como Portugal poderá superar as nórdicas. Se por um lado “as islandesas são muito fortes fisicamente”, por outro Portugal é mais dotado de “qualidade técnica”. Aliás, Ana Bral considera que “a inteligência e a criatividade [das portuguesas] poderão ser uma vantagem” e até que “se jogarmos como jogámos o último jogo podemos fazer uma gracinha.”
Comparando com a Bélgica, a portuguesa acredita que a Islândia vence na capacidade física, perdendo para a tecnicidade das belgas, algo que poderá beneficiar Portugal. Já nas bolas paradas, a jogadora identifica um potencial problema: “poderá ser a nossa maior dificuldade porque também é onde somos mais fracas a jogar.”
Portugal defronta a Islândia numa altura em que a Liga BPI está a arrancar, enquanto a islandesa terminou já há duas semanas. Isso dá alguma vantagem competitiva à Islândia, mas Ana Bral não o identifica como um problema, uma vez que “a maioria das jogadoras compete em campeonatos estrangeiros.”
A poucas horas do encontro, a portuguesa afirma que o fator casa será vantajoso para a equipa das Quinas, uma vez que a Islândia move muitos adeptos e, em casa, enche todos os estádios, mostrando-se confiante e acreditando mesmo que “podemos vencer e apurarmo-nos para o Mundial.” Para acompanhar a seleção nórdica, os islandeses fizeram promoções de viagens para os adeptos poderem estar com a equipa feminina em Portugal, estando um voo esgotado.
Portugal entra em campo no Estádio Capital do Móvel às 18h, com a possibilidade de, no final dos 90 minutos, festejar o apuramento para a fase final do Mundial 2023.