Portugal a um passo do Mundial


Seleção Nacional continua a brilhar e goleou a Islândia por 4-1, após prolongamento.

A turma de Francisco Neto continua a espalhar magia e a provar que as estatísticas e rankings são apenas números no papel. Depois de eliminar uma Bélgica claramente favorita, repetiu a proeza frente às islandesas.

Após uma primeira parte dividida, onde ambas as equipas tiveram espaço para mandar no jogo à vez, foi no início dos segundos 45’ que o jogo animou. A Islândia ficou reduzida a dez unidades e um penálti convertido por Carole Costa pôs as lusas na frente do marcador. A jogadora a menos não teve impacto na reação islandesa, que com um forte apoio em Paços de Ferreira, restabeleceu a igualdade poucos minutos depois.

O golo sofrido acabou por abalar as portuguesas, que demoraram um pouco a restabelecer-se e recuperar a concentração. Kika Nazareth entrou em campo e a escolha do selecionador nacional acabou por dar frutos. A jogadora do Benfica trouxe frescura ao jogo e ajudou a levar maior perigo à baliza nórdica. Portugal terminou o jogo a sufocar uma Islândia que conseguiu aguentar o empate e obrigou o jogo a ir para prolongamento.

Na meia hora adicional, não houve fortaleza que aguentasse a pressão portuguesa. Diana Silva deslumbrou todos os presentes e transformou o golo que desatou o nó do empate numa obra de arte. Não só Portugal voltava a estar na frente do jogo, como foi dado o mote para a goleada. Tatiana Pinto fez o terceiro, de calcanhar, e já muito perto do fim, Kika Nazareth selou mais uma grande exibição com o derradeiro quarto golo.

Portugal voltou a superar as expetativas dos menos atentos e goleou a 14.ª classificada do ranking da FIFA. No entanto, teve ainda de esperar pelo jogo entre a Irlanda e a Escócia para saber se garantia ou não a qualificação direta para o Mundial. A Irlanda acabou por vencer, com um golo marcado aos 72 minutos, atirando as portuguesas para o playoff intercontinental, juntamente com China Taipé, Tailândia, Camarões, Senegal, Papua Nova-Guiné, Haiti, Panamá, Chile e Paraguai.

A equipa das Quinas está cada vez mais perto de garantir uma inédita presença numa fase final de um Campeonato do Mundo, num ano em que os níveis de confiança e qualidade não param de aumentar. O play-off decisivo está agendado para fevereiro do próximo ano.

Partilhar