Sindicato do Jogadores nomeado para prémio da FIFPro


Estudo sobre o impacto do calor entre os nomeados do “Union Impact Award”.

A FIFPro apresentou os quatro candidatos finalistas ao “Union Impact Award”, uma distinção que visa premiar o melhor trabalho feito nos Sindicatos de todo o mundo. O Sindicato dos Jogadores português (SJPF) está entre os finalistas, graças ao trabalho desenvolvido no âmbito do impacto do calor nos futebolistas.

Em entrevista à FIFPro, Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, falou das principais motivações deste estudo. “Este projeto nasceu de uma reflexão sobre como podemos realizar um estudo envolvendo os participantes do Estágio do Jogador e, ao mesmo tempo, contribui para uma mudança positiva em termos regulatórios”, esclarece.

O estudo sobre o impacto do calor no rendimento dos atletas foi feito em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o seu principal objetivo passou por “produzir evidências concretas sobre o impacto negativo do calor extremo na performance dos jogadores e, depois, construir um relatório e apresentar os resultados a nível nacional e internacional, de forma a melhorar os protocolos” relativos ao bem-estar dos atletas, revela Joaquim Evangelista.

O presidente do Sindicato assume ainda que os protocolos resultantes da demonstração dos resultados serão implementados em Portugal já na próxima época. Este estudo é fruto de um trabalho exigente e proativo do SJPF que procura, ativamente, proteger os jogadores e providenciar as melhores condições possíveis para a prática do futebol.

“Este projeto (…) pode abrir um fórum de discussão entre nós sobre como estruturar diferentes projetos em diferentes países num grupo de trabalho específico”, conclui Joaquim Evangelista.

Portugal, Israel, Uruguai e Chile vão a votos já nesta terça-feira, 25 de outubro, na Assembleia Geral da FIFPro, para decidir quem vence o primeiro “Union Impact Award”.

Partilhar