Benfica vulgariza Juventus e avança para os oitavos


Encarnados venceram os italianos por 4-3, na penúltima jornada da fase de grupos da Champions.

Foi mais uma noite europeia épica para o Benfica, com os encarnados a garantirem o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões 2022/23, quando ainda falta disputar uma jornada da fase de grupos.

Os líderes do campeonato português, que seguem sem qualquer derrota em 20 jogos oficiais na presente temporada, arrancaram para a vitória a partir do minuto 17. Na sequência de um cruzamento de Enzo Fernández, o jovem António Silva cabeceou para o fundo das redes da Juventus e marcou o primeiro golo pela equipa principal do Benfica.

Quatro minutos depois, aos 21’, Dusan Vlahovic restabeleceu a igualdade, num lance em que foi necessária a intervenção do videoárbitro para validar o golo dos italianos. Antes da meia hora, aos 28’, Juan Cuadrado tocou na bola com a mão dentro da grande área e João Mário, chamado a converter o penálti, não desperdiçou e recolocou o Benfica na frente do marcador.

Até ao intervalo ainda houve tempo para mais um golo do Benfica, num espetacular remate de calcanhar de Rafa Silva, que viria a bisar no encontro no arranque da segunda parte, colocando a equipa portuguesa a vencer por uns expressivos 4-1.

No último quarto de hora do encontro, a Juventus ressuscitou e reduziu a diferença para 4-3, com golos de Arkadiusz Milik (77’) e Weston McKennie (79’). Este resultado, aliado à vitória do Paris Saint-Germain sobre o Maccabi Haifa por 7-2, fechou as contas do grupo H, com Benfica e PSG a avançarem para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Na última jornada, agendada para 2 de novembro, o Benfica desloca-se ao terreno do Maccabi Haifa e a Juventus recebe o Paris Saint-Germain. Portugueses e franceses vão decidir quem vence o grupo, enquanto italianos e israelitas discutirão a vaga de acesso para a Liga Europa.

Até ao momento, estão qualificadas oito equipas para os oitavos de final da Liga dos Campeões: Nápoles (de Mário Rui), Club Brugge, Bayern, Chelsea, Real Madrid, Manchester City (de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva), Paris Saint-Germain (de Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Renato Sanches) e Benfica.

Partilhar