FC Porto termina em primeiro, Sporting na Liga Europa


Dragões venceram o Atlético de Madrid por 2-1 e leões perderam com o Eintracht pelo mesmo resultado.

Foi um desfecho diferente para FC Porto e Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23. Os dragões terminaram no primeiro lugar do grupo B, com 12 pontos, enquanto os leões acabaram em terceiro no grupo D, com 7 pontos, e foram relegados para a Liga Europa.

No Estádio do Dragão, o FC Porto entrou praticamente a vencer, com um golo do iraniano Mehdi Taremi aos cinco minutos de jogo. Antes do intervalo, os campeões nacionais ampliaram a vantagem para 2-0, aos 24 minutos, através do internacional canadiano Stephen Eustáquio.

Na segunda parte, os comandados de Sérgio Conceição controlaram as operações, mas o Atlético de Madrid ainda viria a reduzir a diferença, já no período de compensação. Na sequência de um pontapé de canto, o espanhol Iván Marcano introduziu a bola na própria baliza, estabelecendo o resultado em 2-1.

Beneficiando do empate a zero entre o Club Brugge e o Bayer Leverkusen, o FC Porto terminou o grupo B na liderança, podendo defrontar nos oitavos de final da Liga dos Campeões uma das seguintes equipas: Liverpool, Inter, Eintracht Frankfurt, Milan ou Salzburg, Leipzig ou Shakhtar Donetsk ou Real Madrid, Dortmund e Paris Saint-Germain (caso o Benfica vença o grupo H).

Em Alvalade, o Sporting precisava de um empate para carimbar o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões e a equipa portuguesa até esteve a vencer. Antes do intervalo, aos 39 minutos, o brasileiro Arthur Gomes colocou os leões em vantagem no marcador.

No entanto, os alemães viriam a operar a reviravolta, que começou com a cobrança de uma grande penalidade, numa decisão controversa do árbitro Slavko Vincic. O japonês Daichi Kamada não desperdiçou da marca dos 11 metros, aos 62’. Dez minutos depois, o francês Kolo Muani apontou o golo que daria a qualificação aos germânicos.

O golo de Hojbjerg, aos 90+5’, que deu a vitória ao Tottenham sobre o Marselha, colocou o Sporting no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Nesta eliminatória, os leões poderão defrontar um dos seguintes adversários: Arsenal ou PSV Eindhoven, Fenerbahçe ou Rennes, Ludogorets ou Roma, Union Berlin (caso o SC Braga não termine em segundo lugar), Real Sociedad ou Manchester United, Lazio ou Sturm Graz ou Feyenoord ou Midtjylland, Qarabag ou Nantes e Mónaco ou Trabzonspor ou Estrela Vermelha.

Nos restantes jogos desta terça-feira da Liga dos Campeões, destaque para o golo de Francisco Conceição, na despedida do Ajax da prova milionária, com os neerlandeses a vencerem o Rangers por 3-1 na Escócia. Quanto aos restantes lusos que estiveram em campo, Fábio Carvalho jogou três minutos na vitória do Liverpool por 2-0 sobre o Nápoles, Nuno Tavares foi titular na derrota do Marselha por 2-1 diante do Tottenham e João Félix jogou 60 minutos pelo Atlético de Madrid.

Esta quarta-feira é a vez do Benfica entrar em campo, para defrontar o Maccabi Haifa em Israel, num jogo que poderá ditar a liderança do grupo e o estatuto de cabeça de série aos encarnados no sorteio dos oitavos de final, que se realiza na próxima segunda-feira, 7 de novembro, tal como o sorteio do playoff da Liga Europa.

Partilhar