Braga vence, mas não chega para o apuramento


Portugueses bateram o Malmö, mas acabaram por cair para a Liga Conferência.

O Braga entrou na última jornada da Liga Europa consciente de que não dependia apenas de si para conquistar o segundo lugar do grupo. Além de ter de vencer o Malmö, os minhotos tinham de esperar por uma escorregadela do Union Berlin.

A jogar em casa frente a um Malmö sem qualquer ponto conquistado, o Braga dominou durante toda a partida, inaugurando o marcador aos 36 minutos por intermédio do capitão Ricardo Horta. Sem dar grandes oportunidades de perigo aos visitantes, a turma de Artur Jorge massacrou a baliza da equipa sueca durante os 90 minutos. Os golos, no entanto, ficaram aquém das oportunidades.

Só na segunda parte se voltou a gritar golo na Pedreira, com Álvaro Djaló a aumentar a vantagem do Braga para 2-0. Com apenas dois remates à baliza, no entanto, o Malmö ainda conseguiu reduzir para 2-1, mas sem colocar pressão na equipa da casa.

Com a sua parte feita, o Braga precisava de ver o Union Berlin perder pontos na Bélgica, frente a um Saint-Gilloise já apurado na primeira posição do grupo. No entanto, os alemães, que jogaram com Diogo Leite a titular, abriram a contagem aos seis minutos e seguraram o resultado em 1-0 até ao final da partida.

Assim, o Braga segue agora para o playoff da Liga Conferência, enquanto o Union Berlin irá discutir um lugar na Liga Europa num jogo frente a um dos repescados da Champions.

Já no grupo A, o Arsenal venceu o Zurich por 1-0, com Fábio Vieira a titular. Cédric também foi chamado a intervir e os gunners seguraram o primeiro lugar do grupo, seguindo diretamente para os oitavos de final da Liga Europa.

O Fenerbahçe, de Jorge Jesus, defrontou o Dínamo de Kiev na luta pelo primeiro lugar no grupo B. Com Miguel Crespo a titular, os turcos venceram a partida por 2-0. Já o Rennes, também na luta pelo primeiro lugar do grupo, não foi além de um empate com o AEK Larnaca. Começaram a partida na frente do marcador, mas Rafa Lopes, lançado ao minuto 74 precisou de pouco tempo para marcar e igualar o resultado. Também Luís Gustavo alinhou pelos cipriotas, tendo sido titular. Assim, a equipa dos dois portugueses segue para a Liga Conferência.

Em Espanha, o Manchester United foi vingar a vitória da Real Sociedad em Inglaterra. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot foram titulares, sendo que o capitão da equipa das Quinas assistiu para o primeiro e único golo do jogo, que garantiu a vitória ao United. Apesar da vitória, os ingleses acabaram mesmo no segundo lugar do grupo, após desempate por diferença de golos com a Real Sociedad.

A Roma e o Bétis venceram também os seus jogos no grupo C. Já apurado, o Bétis venceu o HJK por 3-0, num jogo em que não só William Carvalho, mas também Rui Silva foram apostas para a titularidade. A Roma, de José Mourinho, alinhou com Rui Patrício na baliza, como já é habitual, e discutiu o segundo lugar do grupo com o rival direto Ludogorets. Sem grandes dificuldades, os romanos bateram os búlgaros por 3-1 em Itália.

Assim, seguem para os oitavos de final Arsenal, Fenerbahçe, Bétis, Saint-Gilloise, Real Sociedad, Feyenoord, Freiburg e Ferencváros.

Os segundos classificados terão pela frente os terceiros da Liga dos Campeões, onde se inclui o Sporting. Assim, a equipa portuguesa terá pela frente uma das seguintes equipas: PSV, Rennes, AS Roma, Union Berlin, Manchester United, Midtjylland, Nantes ou Mónaco.  

Partilhar