“Vestir aquela camisola é uma motivação extra para os jogadores”


Tiago Pereira, ex-internacional sub-21 português, analisa a vitória sobre a República Checa.

Portugal goleou a República Checa por 5-1 na passada sexta-feira, 18 de novembro, em Portimão. A equipa comandada por Rui Jorge venceu sem dificuldades mais um jogo de preparação para o Europeu 2023, com um hat-trick de Henrique Araújo e um bis de Paulo Bernardo.

Falámos com Tiago Pereira, ex-internacional sub-21 português e delegado do Sindicato dos Jogadores, que esteve presente no primeiro jogo de sempre entre as seleções de esperanças de Portugal e da República Checa, em 1996. Na altura, a equipa lusa também venceu, mas apenas por 1-0, num golo com assinatura de Luís Vidigal.

Atendendo à exibição da Seleção frente à República Checa, Tiago Pereira acredita que Portugal “tem todas as condições para fazer um bom Europeu, tendo em conta a qualidade que os nossos jogadores têm”. Com uma equipa composta por vários jovens talentos, o ex-jogador destaca o facto de a grande maioria dos jogadores estarem já “a jogar em alta competição, em clubes importantes e habituados a lidar com a pressão.”

Comparando com a sua equipa e as ferramentas existentes em 1996, há 26 anos, as diferenças já se fazem sentir. Por um lado, Tiago considera que “os jogadores estão mais preparados, tanto a nível físico como mental”, por outro, destaca as condições e estruturas que existem hoje. “No meu tempo, não tínhamos as mesmas condições e não estávamos tão preparados como eles estão”. Já em relação à qualidade da equipa, as diferenças ficam mais difíceis de delinear. “São gerações totalmente diferentes”, começa por nos dizer. “No meu tempo tínhamos muita qualidade, mas não tínhamos jogadores referenciados a jogar no estrangeiro, como temos agora”. Assim, a diferença está na preparação e capacidade para lidar com a pressão, mais do que na qualidade individual de cada um.

Esta terça-feira, 22 de novembro, Portugal volta a jogar em Portimão, para mais um jogo de preparação para o Euro2023, desta feita, frente ao Japão. Tiago Pereira acredita que a Seleção tem “a capacidade de defrontar o Japão, fazer uma boa exibição e, acima de tudo, um bom resultado.”

O Europeu arranca apenas em junho, mas Portugal já sabe que terá pela frente Países Baixos, Bélgica e Geórgia na fase de grupos. “Nesse grupo penso que Portugal é favorito”, diz-nos Tiago. “Temos uma boa Seleção, recheada de nomes sonantes, apesar de ser uma seleção jovem” e “jogadores que estão preparados para realizar e encarar os jogos de forma muito positiva, habituados a jogar sob pressão.” Além disso, o grande fator decisivo para o ex-jogador é claro – a motivação de representarem o seu país. “Tenho a certeza de que é um orgulho tremendo para eles e vestir aquela camisola é uma motivação extra para os jogadores.”

Partilhar