Portugal foi o segundo país que mais recebeu em janeiro


Clubes lusos encaixaram 180 milhões de euros no mercado de inverno.

O relatório da FIFA sobre os valores envolvidos na transferência de jogadores no mercado de inverno coloca os clubes portugueses no segundo lugar dos que mais receberam com a venda de jogadores, num encaixe de 180 milhões de euros.

Em termos globais, foram movimentados em todo o mundo cerca de 1.455 milhões de euros no mercado de janeiro, um valor recorde, que se deve em grande parte à realização do Mundial de futebol em novembro e dezembro, o que potenciou grandes transferências no início deste ano.

Os clubes portugueses só são ultrapassados pelos franceses na lista dos que mais encaixaram com a venda de jogadores em janeiro. Os emblemas gauleses receberam 200 milhões de euros, mais 20 do que os lusos.

No sentido oposto, os clubes que mais investiram em contratações foram os ingleses, com um gasto de 833 milhões de euros, o que representa 57,3% do valor total. A contratação de Enzo Fernández foi a mais cara de sempre da Premier League, num valor de 121 milhões de euros.

A transferência de Enzo Fernández do Benfica para o Chelsea representa dois terços da receita alcançada pelos clubes portugueses em janeiro (121 milhões de euros, num total de 180 ME).

Em termos de investimento, os clubes portugueses são os quintos na lista dos que mais gastaram, apresentando uma despesa de 44,1 milhões de euros, atrás de Brasil (64,9 ME), Alemanha (79,5 ME), França (122,3 ME) e Inglaterra (833 ME).

No que diz respeito ao número de jogadores contratados no mercado de inverno, Portugal ocupa o segundo lugar da tabela, tendo recrutado 269 jogadores, sendo apenas ultrapassado pelo Brasil, que contratou 301 futebolistas numa fase que antecede o arranque da nova edição do campeonato.

Os clubes portugueses transferiram 143 jogadores, apenas atrás de Inglaterra, Argentina e Brasil, que exportaram 165, 243 e 280 futebolistas, respetivamente.

Partilhar