Estamos no Mundial!


Portugal venceu os Camarões por 2-1 e apurou-se pela primeira vez para uma fase final de um Campeonato do Mundo.

Dia 22 de fevereiro de 2023. Dia histórico para o futebol feminino português. Dia histórico para Portugal.

Às 6h30 de Portugal, dava-se o pontapé de saída em Hamilton, na Nova Zelândia, do jogo Portugal-Camarões. Com vontade de fazer mais e melhor e provar a sua qualidade, as portuguesas entraram em campo com os olhos postos no Mundial. Aos três minutos de jogo, Kika Nazareth ameaçou o primeiro golo luso que foi travado pelo poste. Estava dado o primeiro aviso.

O jogo parecia correr para o lado de Portugal e a atmosfera ditava que um golo apareceria a qualquer momento. Aos 22 minutos, Kika voltou a atirar ao poste, mas desta feita estava lá Diana Gomes para a recarga e confirmou o 1-0. Em vantagem, a turma de Francisco Neto desacelerou, mas sem deixar os Camarões aventurarem-se demasiado no ataque.

Sempre com a vantagem mínima, o relógio foi passando e Portugal já conseguia sentir o sonho a tornar-se realidade, mas, sem conseguir dilatar o marcador, os Camarões acabaram por conseguir restabelecer a igualdade em cima do minuto 90. Caso para dizer que houve jogo até ao fim. A verdade é que foi mesmo preciso esperar pelos descontos e, após uma chamada do VAR, a árbitra acabou por apontar para a marca dos 11 metros, após um desvio com o braço por parte de Estelle Johnson. Carole Costa foi chamada a bater a penalidade e, com o peso da história nos ombros, não cedeu e garantiu a vitória lusa.

Portugal está no Campeonato do Mundo! Entre jogos de qualificação e playoffs, as 23 convocadas por Francisco Neto mostraram que tudo é possível.

A Seleção Nacional tem agora pela frente Estados Unidos, Países Baixos e Vietname, ficando assim inserida no grupo E.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita as nossas jogadoras pelo feito histórico alcançado, com a presença inédita na fase final de um Campeonato do Mundo feminino, naquele que é mais um passo dado na afirmação do futebol feminino em Portugal: 

"Esta é uma vitória histórica, um momento muito especial que confirma o trabalho que tem sido desenvolvido no futebol feminino em Portugal.

Parabéns a todas as jogadoras que contribuíram para esta qualificação para o primeiro Mundial em que Portugal estará presente. É com orgulho que o Sindicato dos Jogadores festeja esta conquista, resultante de todo o trabalho e sacrifícios necessários para chegar até aqui.

Igualmente à equipa técnica, restante staff e direção da Federação Portuguesa de Futebol, liderada pelo Dr. Fernando Gomes. Deixo o meu reconhecimento pela aposta contínua no desenvolvimento da modalidade.

O futebol feminino está forte e recomenda-se. Nada é impossível quando existe visão e estratégia para alcançar os objetivos. Aproveito para reforçar o apelo ao diálogo para aprovação do primeiro acordo coletivo de trabalho para o nosso futebol feminino. Falta-nos esse passo para estarmos ao nível das melhores práticas internacionais. As nossas jogadoras merecem-no.

Venha o Mundial! Somos Portugal!"

Partilhar