Braga despede-se das competições europeias

Seguiram para os oitavos da Liga Conferência os portugueses do Lech Poznan, Lázio e AEK Larnaca.
Seis jogadores portugueses entraram em campo e garantiram a passagem à próxima fase da mais recente competição da UEFA. Por outro lado, em Itália, o Braga não conseguiu contrariar um dos favoritos a vencer a competição.
Começando pela equipa portuguesa, os bracarenses entraram, no Artemio Franchi, com vontade de discutir a eliminatória, apesar da derrota por 4-0 na Pedreira. André Castro e Álvaro Djaló, ambos nomeados para a equipa da semana da UEFA, abriram as hostilidades, colocando o Braga na frente do marcador, com uma vantagem de dois golos aos 34 minutos.
A equipa portuguesa parecia determinada a provar que o jogo da primeira mão tinha sido apenas uma má noite. No entanto, a jogar em casa, a Fiorentina não arriscou mais e reduziu para 2-1 aos 37’, por parte de Mandragora.
No segundo tempo, a equipa viola tentou mesmo mandar no jogo, ao contrário do que sucedera nos primeiros 45’, e conseguiu empatar perto da hora de jogo. O Braga acabou por não conseguir responder e, antes do apito final, a Fiorentina ainda fez o 3-2, confirmando a vitória, numa eliminatória já resolvida.
Por outro lado, outros portugueses estiveram em destaque na Liga Conferência. No primeiro lote de jogos, Luís Maximiano foi titular e manteve a baliza da Lázio inviolada na visita ao Cluj. Após uma vitória em Itália por 1-0, o empate sem golos foi o suficiente para a equipa do português garantir presença nos oitavos de final da competição.
Também às 17h45, o AEK Larnaca entrou em campo, numa visita ao Dnipro e fez o mesmo que a Lázio. Com Rafael Lopes e Luís Gustavo a titulares, os cipriotas saíram da segunda mão com um empate a zeros, após uma vitória caseira por 1-0. Nota para Bruno Gama, que esteve de fora por lesão.
Já ao final da noite, às 20h00, foi a vez de Pedro Rebocho, Afonso Sousa e Joel Pereira irem a jogo, pelo Lech Poznan. Os polacos, que haviam empatado o primeiro jogo frente ao Bodo/Glimt, na Noruega, confirmaram a passagem aos oitavos de final com um golo solitário de Ishak. João Amaral, que cumpre a sua segunda época ao serviço do Lech, foi suplente não utilizado.
Os portugueses já sabem qual será o seu próximo adversário. A Lázio terá pela frente o AZ Alkmaar, o AEK Larnaca os ingleses do West Ham e o Lech Poznan defronta o Djurgarden, da Suécia.